População denuncia morte de civis em ataque da ISAF no afeganistão

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Vários moradores do distrito de Sangin, no sul afegão, denunciaram hoje a existência de civis mortos e feridos em consequência de um ataque com helicópteros, embora a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) disse desconhecer o incidente.

Conforme testemunhas citadas pela agência afegã “AIP”, o fato ocorreu ontem à noite em Sangin, na província de Helmand. Um morador da região contou que vários helicópteros da Isaf atacaram um povoado e causaram “mortes e ferimentos” em dezenas de pessoas.

Seis feridos, segundo a mesma agência, foram levados para um hospital na cidade de Kandahar.
Em comunicado divulgado hoje, a Isaf assegurou saber das “acusações” divulgadas pela imprensa sobre “vítimas civis” no distrito de Sangin, mas negou ter informações sobre o assunto.

Em declarações à agência “AIP”, o porta-voz do governador de Helmand, Mohammed Dawood Ahmadi, disse desconhecer o suposto ataque.

Reduzir a “perda de vidas civis” ao “mínimo” é o objetivo do novo chefe das tropas internacionais no Afeganistão, David Petraeus, apesar de no passado a Isaf ter se visto envolvida em inúmeros incidentes com a população civil.

As contínuas mortes de civis no Afeganistão debilitaram a imagem das tropas internacionais e sua campanha para ganhar a confiança da população local na luta contra a insurgência, e foram duramente criticadas pelo presidente afegão, Hamid Karzai.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120632 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.