PMFS promete melhorias para o estádio Jóia da Princesa. Confira está e outras notícias da administração do prefeito Tarcízio Pimenta

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Melhorias para o Jóia da Princesa

A Prefeitura de Feira de Santana está fazendo levantamento de laudos técnicos para desenvolver melhorias no gramado do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa.

A última reforma na praça esportiva foi feita em 1984 e, desde então, segundo informações de José Fernandes Carneiro, administrador do equipamento, o gramado recebe apenas reparos paliativos de correção do piso e adubação anual. “A drenagem já está obstruída e comprometeu todo o gramado”, disse.

Na manhã desta quarta-feira (28/07/2010), o prefeito Tarcízio Pimenta esteve no local acompanhado do técnico especialista em gramado da empresa Horto Brasil, Antônio Carlos Pinto, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer Euclides Artur Andrade e do diretor do Departmento de Esportes Wilson Passos.

“Temos hoje um gramado comprometido com a drenagem e os vários tipos de grama que cresceram das sementes trazidas por passarinhos ou da terra vegetal que mesmo cessada pode trazer grãos”, explicou Wilson Passos.

Segundo o técnico Antônio Carlos Pinto, o ideal é que seja feita a troca total do gramado e melhoria no solo. “Para o desenvolvimento deste trabalho é necessária a interdição do Estádio por 90 dias” afirmou. E acrescentou: “Um gramado bem feito tem uma sobrevida de 20 anos”.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o Município precisa fazer uma intervenção e, para isso, vai avaliar a melhor forma de agir. Informou ainda que na quinta-feira (29) pela manhã vai receber uma equipe técnica de Salvador.

“Além do laudo apresentado pela empresa de Feira de Santana pedi um outro laudo dessa empresa de Salvador, que é a mesma que fez o trabalho no gramado do Estádio de Pituaçú e do Castelão, em Fortaleza, no Ceará”, pontuou.

Enfrentamento à violência tem avaliação

Membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram na manhã desta quarta-feira (28), no Auditório João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde, na Estação Nova, para fazer uma avaliação das ações voltadas para o desenvolvimento, sistematização de defesa social e a política de enfrentamento à violência e criminalidade em Feira de Santana.

Foi o oitavo encontro do Gabinete, que reúne integrantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais ligadas à segurança pública. Na oportunidade, o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, informou sobre o I Fórum de Cultura Antidrogas a ser promovido entre os dias 9 a 13 de agosto, no Auditório da Secretaria de Saúde.

Na abertura da oitava reunião do Gabinete, o secretário Mizael Santana destacou algumas conquistas nos primeiros setes meses de instalação do órgão, a exemplo da unidade e integração de todos os setores ligados à segurança pública visando ampliar ações que resultem na redução dos índices de violência no município.

O secretário ressaltou que o Gabinete marca um novo momento na história de Feira de Santana. Destacou que as reuniões ordinárias, na última quarta-feira de cada mês, resultam na definição de diretrizes voltadas para a política de enfrentamento à violência.

Na reunião também estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Juventude, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conselho Tutelar, além de secretarias municipais.

Instaurada sindicância na SMTT

Três servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão atuar na sindicância instaurada para apurar as circunstâncias da apreensão de uma motocicleta do Sistema de Transporte Individual Alternativo Complementar (Stiac).

A motocicleta, nº de ordem 21.329, placa policial JSV-0999, foi flagrada sendo conduzida por um menor de 17 anos de idade. A apreensão do veículo foi feita por prepostos da Polícia Militar, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana.

A comissão sindicante será formada pelos servidores Damião Alves dos Santos (presidente), Evaldo Alves Carneiro e Mariana Oliveira Brandão. A portaria nº 022/2010, que cria a comissão foi publicada nesta quarta-feira (28), em jornal de circulação local.

O prazo para conclusão dos trabalhos é o que a lei determina, a contar da data de publicação da portaria. O resultado da comissão será encaminhado à SMTT, que adotará providências.

Eliminatórias do Festival Gospel

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, através do Departamento de Atividades Culturais, atendendo solicitação dos próprios participantes do 3° Festival de Música Gospel, que participam de cultos aos domingos, programam a realização de duas eliminatórias no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

Segundo Luluda Barreto, diretora do Departamento de Atividades Culturais, a primeira eliminatória acontece na sexta-feira (20 de agosto), às 20 horas, enquanto que a segunda eliminatória acontece no sábado (21 de agosto), às 20 horas.

A final do Festival de Música Gospel será realizada na sexta-feira (27), às 20 horas, também no Teatro Ângela Oliveira. A Prefeitura de Feira de Santana oferece premiação total no valor de R$ 8,5 mil.

Mais doações para Alagoas e Pernambuco

A Associação Feirense de Agentes de Trânsito (Afat) arrecadou, durante 15 dias, uma tonelada de alimentos, que será destinada para as vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que caíram em Alagoas e Pernambuco durante o mês de junho.

A iniciativa partiu de membros da Associação, que se sentiram na obrigação de ajudar as inúmeras pessoas que ficaram desabrigadas. “Resolvemos ajudar porque ficamos incomodados com o que aconteceu e com a situação em que muitas famílias se encontram”, afirma o presidente, Carlos Eduardo Amorim.

A tonelada de alimentos foi arrecadada através de doações feitas por cidadãos e por igrejas evangélicas. Os alimentos foram enviados para a Defesa Civil de cada Estado na sexta-feira (23), através dos Correios.

Além da Afat, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rede Baiana de Rádio (RBR), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, também arrecadaram donativos para os desabrigados em Alagoas e Pernambuco.

Essas doações foram encaminhadas no dia 19 de julho, em caminhões fornecidos pelo Município que foram dirigidos por soldados do 35º Batalhão de Infantaria.

Inscrição para casamento coletivo

Diversos casais vão oficializar gratuitamente a união conjugal no dia 9 de dezembro através do casamento coletivo, projeto que faz parte do programa Família Cidadã. A ação está em sua oitava edição e é desenvolvida pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Poder Judiciário. As inscrições foram abertas no dia 12 deste mês e terminam em 31 de agosto.

Segundo Maria Lícia da Motta Dias, responsável pela inscrição, os casais interessados devem providenciar os documentos pendentes para conseguirem efetuar a inscrição. “Tem sido intensa a procura de informações acerca da documentação necessária para participação”, informa.

De acordo com Maria Lícia, muitos casais se encontram com a documentação pendente e precisam ir ao cartório em busca da regularização. “O interesse de participar é grande, mas os casais precisam providenciar documentos”, ressalta.

A inscrição deve ser feita Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Mudanças na sinalização do Marajó

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) está realizando mais mudanças na sinalização do trânsito nas vias públicas em frente ao largo do Marajó. Para o trânsito fluir com mais rapidez, o conjunto de semáforos foi substituído, com acréscimos de tempo a mais para convergência em alguns sentidos.

Quem trafega pela avenida Rio de Janeiro, entrando na cidade, o semáforo passou a dispor de duas opções de tempo. Um tempo específico para quem pretende continuar na avenida, devendo manter-se à direita. Ficará aberto quando estiver liberada a opção da sinaleira em sentido contrário. Outro tempo será destinado a quem desejar convergir para a rua João Evangelista, sendo que o tráfego ainda será permitido, simultaneamente, para quem optar em seguir em frente.

Outra mudança, com acréscimo de mais opção de tempo, para quem trafega pela rua João Evangelista. Enquanto o semáforo estiver liberando o tráfego para quem sobe pela avenida Rio de Janeiro, quem vem pela rua João Evangelista e desejar dobrar à direita para a avenida Rio de Janeiro também terá um tempo a mais liberado para o tráfego. O tempo a mais, entretanto, não é válido para quem subir a rua João Evangelista e desejar dobrar à esquerda, subindo a avenida Rio de Janeiro, já que terá tempo específico.

O superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, informa que as mudanças foram feitas em fase experimental, desde a manhã de terça-feira (27). Para orientar os motoristas sobre as alterações na sinalização, agentes municipais de trânsito também foram relocados para as imediações do largo do Marajó.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115061 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.