PMFS abre licitação para drenagem de canal, na modalidade menor preço e jogo Brasil x Holanda é exibido em telão no Centro da cidade

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Telão exibe Brasil X Holanda

Apesar das chuvas e do incidente que danificou parte da estrutura montada pela Prefeitura de Feira de Santana, o Espaço Esportivo Edinho Jacaré, o “No Centro da Copa”, irá exibir a partida envolvendo Brasil x Holanda, pelas Quartas de Final da Copa do Mundo 2010, na sexta-feira, 2, às 11 horas. Parte de um dos toldos veio à baixo, na noite de quarta-feira (30 de junho), mas ninguém ficou ferido.

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (1º), operários da empresa responsável pela montagem do espaço, trabalham no local remontando o toldo danificado pelo acúmulo de águas das chuvas.

Para o jogo desta sexta-feira, o feirense vem demonstrando otimismo. Mas há quem acredite que a Seleção Brasileira terá dificuldades para vencer a partida.

Eurandir de Jesus (pedreiro) – “O Brasil vai ganhar, não tem como perder. Kaká e Robinho vão jogar de novo e a Seleção fica bem melhor com eles”.

Aureni Martins (comerciante) – “O Brasil vai ganhar, mas com um resultado apertado. Agora só tem as melhores seleções na Copa, e aí os jogos vão ser bem mais difíceis. Mas confio na vitória da Seleção Brasileira”.

Graciele Souza (agente comunitária de saúde) – “Acho que esse jogo vai terminar em 2 a 1 para o Brasil, mas não vai ser fácil. O Brasil começa ganhando, a Holanda vai empatar e no final do jogo o Brasil faz o segundo gol. Acho que Luis Fabiano e Robinho é quem vão fazer os gols”

Hipólito José Reis (representante comercial) – “O Brasil ganha mais esta, mas vai ser um jogo difícil. Acho que esse jogo vai ficar no 0 a 0 e deve ir para a prorrogação. Mas vamos ganhar, com um gol de Kaká”

A partida contra a Holanda será transmitida a partir das 11 horas no Espaço Esportivo Edinho Jacaré, localizado no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas.

O local conta com um telão de 12 metros quadrados, som, cobertura, sanitários químicos, além de ornamentação da época. Quem ganhar o confronto desta sexta-feira vai enfrentar, na terça-feira (6), o vencedor do jogo Uruguai x Gana.

Assistência jurídica gratuita

Homologação e execução de alimentos, investigação de paternidade, alvará judicial, divórcio e separação judicial. Essas são as principais ações atendidas pelo Programa de Apoio e Proteção à Família Direito e Cidadania, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Só entre os meses de janeiro e junho de 2010, foram ajuizadas 1.516 ações, sendo 141 relativas à execução de alimentos, 102 sobre a homologação de alimentos, 98 referentes a divórcio, 87 a regulamentação de visitas e mais 87 relativas à separação judicial. Além, disso foram realizados 792 atendimentos iniciais.

Como a maioria da população atendida no balcão é humilde, e não tem condição de pagar honorários advocatícios, na maior parte dos casos os pais não arcam com a responsabilidade de alimentos. Por isso há um grande volume dessas ações, de acordo com a advogada Ana Paula Queiroz, 32 anos.

“Quando se trata de acordo que a gente faz com as partes, o alimentante e a mãe do alimentando, resolvemos administrativamente no mesmo dia. Eles vêm para a audiência, fechamos o acordo e o encaminhamos para o Fórum”, explica.

Segundo a advogada, a demora acontece por causa da homologação do acordo no fórum e a abertura de conta corrente, quando necessário. Nos casos em que não há acordo, a advogada Ana Paula informa que é necessário entrar com uma ação de alimentos, fazendo a petição e enviando-a para o Fórum Desembargador Filinto Bastos para que sejam tomadas as medidas legais.

Cerca de 160 audiências são realizadas mensalmente, além de atendimentos para dar entrada em processos ou atualizar pendências. O atendimento é realizado de segunda-feira à quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417, bairro Santa Mônica.

Nas sextas-feiras, os cinco advogados executam o expediente interno para levantar o que foi feito durante a semana e encaminhar as pendências. A equipe também dispõe de quatro estagiários, três funcionários de apoio administrativo e dois funcionários efetivos na parte de atendimento ao público.

PSF do Aviário em reforma

A unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Aviário, situada na rua principal A, está passando por reforma há um mês visando oferecer um espaço mais confortável e cômodo aos pacientes.

Os serviços incluem melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, reparos no telhado, recuperação de alvenaria, esquadrias de portas e janelas e mobiliário.

Independente dos trabalhos, o atendimento é mantido normalmente à população do bairro e regiões vizinhas. Portanto, os pacientes continuam dispondo de atendimento clínico, aferição de pressão, curativo, pré-natal, puericultura, preventivo, planejamento familiar, palestras e reuniões com adolescentes.

Na manhã desta quinta-feira (1º), os serviços estão concentrados na pintura das portas e de outros utensílios do PSF. A pintura interna está praticamente concluída e terminará nos próximos dias, assim como a pintura externa nas cores verde e branco.

Cerca de 20 pessoas são atendidas diariamente nesta unidade de saúde, conforme a gerente do PSF, Selma Maria dos Santos, 48 anos. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios do Município.

Licitação para drenagem de canal

Licitação na modalidade de “tomada de preço”, publicada em edição de jornal de circulação local, na quarta-feira (30), acabou causando grande expectativa por parte dos moradores do bairro Mangabeira. A maioria deles aguarda uma nova realidade no local, sobretudo com as futuras chuvas.

O certame visa contratar empresa de engenharia para elaborar projeto para execução de drenagem de canal no bairro.

Dono de uma capotaria na rua Tupinambá, Emanoel de Santana espera que a iniciativa surta efeito assim que a obra for realizada. Segundo ele, nos períodos de fortes chuvas, a água acaba invadindo a rua e as casas causando sérios prejuízos. “Acho que a drenagem vai melhorar consideravelmente as condições da rua porque não dá para ficar como estava”, disse.

A dona de casa Helena das Mercês, também moradora da rua Tupinambá, aprova o projeto e diz não ter dúvida que a comunidade não passará mais por esse transtorno futuramente. “A gente já imagina quando chove forte na cidade, pois a água invade tudo por aqui”, disse.

A licitação está prevista para ser realizada no dia 19 de julho, às 9 horas, no Salão de Licitações da Prefeitura de Feira de Santana, situado na avenida Sampaio, 344, centro. Mais informações pelo telefone (75) 3602-8333.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123026 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.