Pesquisa diz que confiança em Obama está em queda

Uma pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira nos Estados Unidos aumentou a preocupação dos democratas e do presidente Barack Obama sobre o futuro de seu partido nas eleições de novembro.

Segundo a pesquisa encomendada pelo jornal The Washington Post e pela rede de televisão ABC, 57% dos americanos têm pouca ou nenhuma confiança em Obama para tomar as decisões certas para o futuro do país, o maior percentual desde janeiro do ano passado.

Quanto a pergunta era sobre a condução da economia do país, 54% dos entrevistados disseram desaprovar a atuação do presidente, também o maior percentual desde o início de 2009, período em que a crise econômica mundial ainda estava em sua fase mais aguda.

A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 7 e 11 de julho, com 1.288 adultos, e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O analista Gary Langer, da ABC, disse que a pesquisa mostra o “crescente desencanto com o trabalho do presidente Obama” em relação à economia.

Os Estados Unidos enfrentam uma lenta recuperação, ainda com riscos de recaída, segundo alguns economistas, e uma taxa de desemprego de 9,5%, sem perspectivas de baixar no curto prazo.

Mais da metade dos entrevistados (51%) disseram preferir ter os republicanos no controle do Congresso, para agir como fiscalizadores das políticas de Obama.

Mas a imagem que os americanos têm de seus congressistas também parece não ser das melhores.

Ao responder à pergunta sobre o nível de confiança nos congressistas, 73% dos entrevistados afirmaram ter pouca ou nenhuma confiança nos republicanos. Em relação aos democratas, esse percentual foi de 67%.

Os candidatos que buscam reeleição em novembro, quando os americanos vão renovar as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, um terço do Senado e escolher os governadores de 37 Estados e dois territórios, também têm motivos para se preocupar.

Seis em cada dez entrevistados afirmaram que pretendem procurar por novos candidatos em vez de votar novamente nos representantes de seus Estados que concorrem à reeleição.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]