Pecuária baiana vive momento histórico

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Fundadores e ex-presidentes da Associação Baiana de Criadores (Abac) formalizaram junto à Secretaria da Agricultura a decisão de retirar a ação judicial movida contra a Abac, que tramita há quase uma década, referente à impugnação de eleições internas, e a constituição de uma comissão representativa, escolhida por lideranças dos diversos setores da pecuária, para reorganizar a entidade. Almir Mendes, Paulo Carleto e Maurício Odebrecht são os membros da comissão proposta, já apresentada à Justiça, e que nesta terça-feira, (06/07/2010), juntamente com os ex-presidentes da Abac, Nivaldo Almeida, Guilherme Radel e Marcelo Gomes, reuniu-se com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e com o superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária, Raimundo Sampaio.

Para o secretário Eduardo Salles, a alternativa reflete o processo de união dos pecuaristas no Estado, que vem acontecendo ao longo dos últimos meses, e o fortalecimento do associativismo. Salles destacou ainda o despreendimento e disposição dos ex-presidentes e fundadores da Abac, que estão mobilizados para reorganizar a entidade que representa a pecuária baiana. O processo de discussões iniciado no final do ano passado culminou agora com a visita dos ex-presidentes da Abac. “Fico feliz e honrado por fazer parte desse momento histórico da pecuária”, comemora Salles, reafirmando que é um momento marcante.

Membro fundador e ex-presidente da Abac, o atual presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Faeb, João Martins, disse que “esse é um momento igual ao da fundação da Abac, cuja recuperação vai ao encontro dos anseios dos pecuaristas”. “Este é um momento de reestruturação, e desta forma fica mais fácil produzir e crescer”, disse o diretor da Abac e membro da comissão proposta para viabilizar a reorganização da entidade, Almir Mendes.

Ex-presidente e um dos fundadores da Abac, o pecuarista Nivaldo Almeida lembra que a entidade foi criada em outubro 1977 pelo então presidente da Associação Comercial da Bahia, Alfeu Pedreira, com a proposta de unir a pecuária baiana. “Agora estamos tentando solucionar os problemas que surgiram ao longo dos anos e fortalecer a entidade que é representativa dos pecuaristas”.

MÉRITO

“Tenho orgulho de ser secretario da Agricultura nesse momento histórico em que a pecuária se une novamente para que a gente tenha este setor, tão importante para a economia do Estado, fortalecido”, disse Eduardo Salles, ressaltando que “o papel da secretaria é de apoio. O mérito é dos pecuaristas, dos lideres que vem à luta com despreendimento”. Ele explicou que desde o final do ano passado a Seagri vem desenvolvendo uma série de reuniões com os presidentes das associações dos pecuaristas e estes encontros geraram compromissos de ambos os lados para a reabilitação do associativismo e a união da pecuária.

Os presidentes das associações das principais raças de bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos, reivindicaram mudanças estruturais e, há cerca de dois meses, em reunião com o secretário, definiu-se pela criação de um comitê para organizar a antiga Exporural, que passa a ser Expoagro, e acontecerá no mês de agosto.

Durante a visita dos ex-presidentes da Abac o secretário fez um relato das principais iniciativas do governo do Estado, através da Seagri, para o fortalecimento e desenvolvimento da pecuária. Ele citou a modernização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), destacou que a Bahia é um dos três primeiros Estados, seguido de Minas Gerais e Paraná a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), e lembrou que até novembro deste ano a Zona Tampão será extinta. Informou ainda que a Seagri vai propor ao Ministério da Agricultura que na campanha de vacinação contra aftosa de 2011 sejam vacinados apenas os animais com até 24 meses, o que representa o caminho para o fim da vacinação no Estado da Bahia. O secretário lembrou também que a última campanha registrou um recorde de vacinação, após nove anos, alcançando a marca de 97,04%.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109967 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]