Confira a coluna de Antônio Larangeira de 7 de julho de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Novas parcerias

A Prefeitura de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana estão avaliando possibilidades de novas parcerias visando a promoção de eventos, tanto na área cultural quanto educacional. Algumas propostas foram apresentadas ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo reitor da Universidade, José Carlos Barreto, na manhã da quarta-feira (30/06/2010).

Dentre as propostas, a promoção do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, no período de 15 a 21 de agosto, no campus universitário; outro evento marcando o ano da biodiversidade, no mês de outubro; o Festival Literário Cultural com a 3ª Feira do Livro, de 18 a 22 de agosto, na praça João Barbosa de Carvalho; e o desfile do Bando Anunciador, no dia 11 de julho, com palestra sobre o evento na quinta-feira (8).

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a disposição do Governo Municipal estreitar a parceria com a Uefs na promoção de ações voltadas para o incentivo à cultura e também à educação. Destacou os avanços que estão sendo empreendidos nas escolas da rede pública municipal, com a total informatização do sistema a partir do próximo ano. Durante a audiência, no Paço Municipal Maria Quitéria, também estiveram presentes a diretora do Departamento de Biologia, Iara Crepaldi; assessora de Relações Institucionais da Uefs, Raquel Vale; e os estudantes Tiago Dias, Artur Lucchese e Kallin Sampaio, do Diretório Acadêmico de Biologia.

Nova técnica

Com a utilização de uma técnica pioneira que dá nova roupagem ao “chiaroscuro” (palavra italiana para definir luz e sombra ou, mais literalmente, claro-escuro), o artista plástico feirense Neliuson Melo desperta a atenção de críticos e especialistas em Artes. O artista inovou a técnica do “chiaroscuro”, ao substituir em suas obras as tradicionais telas por superfícies de vidro. Parte das obras estará em exposição até 19 de julho, no hall do prédio da Reitoria da Uefs, despertando olhares atentos de professores, alunos e visitantes.

Ciclistas e pedestres

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira punições mais rigorosas para crimes cometidos contra ciclistas e pedestres. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Colbert Martins (PMDB-BA) para o Projeto de Lei 74/07, da deputada Solange Amaral (DEM-RJ), que modifica normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/97). A tipificação dos crimes de trânsito hoje prevê apenas o homicídio ou lesão corporal culposa (sem intenção).

O relator optou por estabelecer que poderá ser condenado também por crimes de homicídio doloso (com intenção), além de culposo ou de lesão corporal, quem: – não guardar a distância lateral de 1,50m ao passar ou ultrapassar bicicleta; – participar, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade; – trafegar em velocidade incompatível com a velocidade estabelecida para a via;
– dirigir sem a habilitação ou com a habilitação vencida; ou
– deixar de prestar socorro à vítima ou solicitar auxílio da autoridade pública em caso de acidente.
Em Congresso

A professora Louise Sobral, do colegiado de Psicologia da FTC Feira vai apresentar o trabalho “Emoções na Atividade de Gestão” no IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT).

O evento está sendo realizado desde ontem e se prolongará até quinta feira, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. De acordo com a professora, a proposta é contribuir para aprimorar ainda mais a formação profissional na área, promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e fortalecer a competitividade das empresas.

O congresso é uma promoção da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e realização da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade da Saúde / Mestrado em Psicologia da Saúde. Conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da Universidade Federal de Uberlândia.

Forró da luta

Sábado ultimo(3) foi realizado o 14º Forró da Luta, promovido pelo deputado estadual Zé Neto (PT), que foi animado pela quadrilha junina Korró – Korró, trio de forrozeiros Seu Martílio e o Samba de Roda de Conceição Borges. A festa aconteceu na Chácara da Luta, próximo ao Parque de Exposições João Martins da Silva.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3182 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.