Negociação entre israelenses e palestinos em fase crítica

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Em pronunciamento no Conselho de Segurança, Subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos diz que é preciso trabalhar para negociações diretas rumo a um progresso real entre as duas partes; ele afirma que espera que a nova política de Israel em Gaza seja aprimorada.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, disse nesta quarta-feira que acredita que os esforços para negociações sérias voltadas para uma solução de dois Estados entre Israel e Palestina estão em fase crítica.

Ele participou da abertura de uma reunião do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio na sede das Nações Unidas em Nova York.

Caminhões

No pronunciamento, Pascoe notou que, desde o anúncio da nova política israelense em Gaza, mais alimentos e produtos entraram na região e o volume de importação aumentou.

Segundo o subsecretário-geral, uma média semanal de 780 caminhões entraram na Faixa de Gaza desde junho, um crescimento de 40% em comparação com resultados anteriores ao relaxamento do bloqueio israelense.

Mas Lynn Pascoe afirmou que espera que as medidas sejam aprimoradas para melhorar as condições deploráveis dos moradores da área. Ele disse que é preciso trabalhar para negociações diretas rumo a um progresso real em questões fundamentais.

Volátil

Na mesma sessão, o observador permanente da Palestina junto às Nações Unidas, Riyad Mansour, enfatizou que a situação permanece volátil entre as partes devido a ações de Israel que incluem a construção de assentamentos em Jerusalém Oriental.

A embaixadora de Israel na ONU, Gabriela Shalev, pediu negociações diretas com os palestinos e disse que essa é a única maneira de superar as lacunas existentes.

A questão da segurança é um dos princípios para seguir adiante, segundo ela, que citou o grupo Hamas, o terrorismo global e o programa nuclear iraniano.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]