Motos para Guarda Municipal são entregues. Confira esta e outras notícias da PMFS

Motos para Guarda Municipal são entregues

As quatro motocicletas que irão ser utilizadas pela Guarda Municipal de Feira de Santana já estão na garagem da Prefeitura Municipal. Elas foram adquiridas por meio de licitação pública, realizada no início do mês.

As motocicletas são de modelo NXR Bros ES, flex, de 150 cilindradas. A empresa vencedora foi a Motopel Motos e Peças. O valor da compra é da ordem de R$ 35.400,00. Todas elas ainda serão plotadas antes de serem entregues à Guarda Municipal.

No total, foram adquiridos quatro motocicletas e quatro automóveis. Os carros são do modelo Fiat Siena Fire 1.0 flex quatro portas. A empresa vencedora da licitação foi a Cachoeira Comercial de Veículos, da cidade de Paulo Afonso. O valor da compra está orçado em R$ 117.860,00.

A aquisição dos veículos, através de convênio com o Governo Federal e contrapartida do Município, visa cumprir o Plano Anual de Aquisição de Viaturas (Paav). O Município também está inscrito no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Com o reforço da frota a Guarda Municipal irá atuar com maior dinâmica na garantia do patrimônio público municipal. Outros equipamentos estão sendo adquiridos pela Prefeitura com a finalidade de reaparelhar a Guarda, a exemplo de rádios, detectores de metal e coletes à prova de bala.

Servidores da Guarda Municipal também receberam curso de Brigadista de Incêndio e Primeiros-Socorros, além de seleção para o curso de Imobilização Tática.

Na manhã deste domingo (18), o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância de investimentos na Guarda Municipal. “O Governo Municipal tem se esforçado para oferecer melhores condições de trabalho para os integrantes da Guarda Municipal”, disse.

Mutirão de limpeza no Centro de Abastecimento

Um mutirão de limpeza foi realizado na manhã deste domingo (18) no Centro de Abastecimento em Feira de Santana. Agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na manutenção do maior entreposto comercial do interior da Bahia.

Até o meio-dia deste domingo foram retiradas do Centro de Abastecimento seis caçambas carregadas com lixo, o que corresponde a aproximadamente 36 mil quilos de resíduos sólidos.

O trabalho foi acompanhado pelo diretor do Centro de Abastecimento, Cláudio Soares. Segundo ele, além do aspecto visual, a limpeza do local também melhora o aspecto econômico.

“O cliente não sente nada bem comprando em um local sujo. Todas as vezes que executamos um serviço como esse os comerciantes percebem o retorno nas vendas”, disse o diretor.

O trabalho foi reconhecido pelos comerciantes. Romildo Freire, que trabalho no Centro há 18 anos, diz que o ambiente se tornou mais agradável. “Passamos a maior parte do tempo no trabalho. Então, nada mais prazeroso que encontrar o local limpo”, diz.

Além da limpeza, também foi realizado um trabalho de desentupimento das boas de lobo. Também deverá ser realizado o melhoramento do piso, tão logo as chuvas sejam suspensas.

O prefeito Tarcízio Pimenta reforçou a necessidade de realizar mutirões de limpeza a cada três meses no Centro de Abastecimento.

Combate a cupins no Mercado de Arte Popular

Técnicos de uma empresa especializada em controle de pragas iniciaram na manhã deste domingo (18) um trabalho de descupinização no Mercado de Arte Popular (MAP), em Feira de Santana.

O trabalho está sendo executado pela empresa CPN – Controladora de Pragas Natura. Os técnicos estão, ainda, executando a desratização e desinsetização do MAP. O serviço será finalizado nesse domingo mesmo.

Rudival Ramos, diretor da empresa, diz que o trabalho conta com a aplicação de substância do tipo “Fipronil – Fenil Pirazol”, capaz de exterminar os cupins que infestam o MAP.

“Depois da aplicação dessa substância, todos os cupins são exterminados. Mas o nosso objetivo é fazer com que eles levam a substância até o local onde os maiores grupos ficam, que é no subsolo, exterminando os demais”, explica.

Uma nova visita dos técnicos da CPN ao Mercado de Artes Popular deverá ocorrer nos próximos 20 dias. “Retornaremos para ver o resultado da aplicação do produto. Se ainda for encontrado cupins, faremos uma nova aplicação, só que desta vez de forma pontual”, diz.

Todo trabalho foi realizado com presença de membros da Associação de Comerciantes do MAP – entidade que administra o local. Geovani Beirão ressalta que este tipo de serviço é essencial.

“Era mesmo necessário esse trabalho. Essa foi uma solicitação da Associação feita à Prefeitura que nos atendeu”, reconhece o presidente da Associação de Comerciantes do MAP, Geovani Beirão.

O prefeito Tarcízio Pimenta visitou o MAP na manhã deste domingo (18), enquanto o serviço era executado.

Seprev interdita calçada na Kalilândia

Parte de uma calçada no bairro Kalilândia, em Feira de Santana, foi interditada no final da tarde de domingo (18) pela Defesa Civil, através da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Direitos Humanos (Seprev).

Uma fossa cedeu e parte da calçada não suportou. O incidente ocorreu na rua Domingos Barbosa de Araújo. Apesar da situação, ninguém saiu ferido. A chuva pode ter provocado o estrago.

O local foi interditado evitando o acesso de pessoas pelo local. Um caminhão coletor de lixo ajudou na limpeza da área. A ação foi desenvolvida por prepostos das Secretarias de Serviços Públicos e Prevenção à Violência.

O trabalho de interdição da área também contou com o auxílio de membros da Guarda Municipal e da Defesa Civil. Luiz Américo Soares diz que, apesar da interdição da área, é necessária muita atenção do pedestre.

“Fizemos o que era possível numa situação emergencial como essa. Recolhemos o material danificado e interditamos a área. As secretarias responsáveis darão encaminhamento à situação”, disse.

Educação convoca candidatos para seleção

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, publicou neste sábado (17) edital de convocação para a Seleção Pública Simplificada, correspondente à segunda etapa do processo seletivo para contratação temporária de professores.

A segunda etapa, que consiste de entrevista, tem caráter classificatório e eliminatório para todos os cargos. Foram convocados 300 candidatos para as áreas de Ciências, História e Geografia, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia.

De acordo com a publicação, estão sendo convocados 10 candidatos para a disciplina Ciências; 10 para História e Geografia; 20 para Letras; 20 para Matemática e outros 240 para Pedagogia.

Todos os convocados deverão cumprir os critérios de escalonamento para a execução da 2ª etapa, nos dias 22 e 23 de julho. As entrevistas irão ocorrer na Secretaria Municipal de Educação, situada na rua Geminiano Costa, 212, Edifício Empresarial Dona Flor, salas 207 e 208.

Conforme cronograma, dia 22 (quinta-feira), das 08h30 às 12 horas, entrevista com os candidatos dos cursos de Pedagogia (A – D); História e Geografia (A – Z). À tarde, das 14 às 17h30, dos cursos de Pedagogia (E – J) e Licenciatura em Letras (A – Z). Entrevistas nas salas 207 e 208.

Já no dia 23 (sexta-feira), das 08h30 às 12 horas serão entrevistados os candidatos de Pedagogia (K – P); e Matemática (A – Z). À tarde, das 14 às 17h30, serão entrevistados os candidatos de Pedagogia (R – Z) e Ciências (A – Z).

A relação completa dos convocados ainda neste sábado (17) no site da PrefeituraWWW.feiradesantana.ba.gov.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109961 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]