Legislativo feirense está com as finanças em dia, mas poderá haver mais cortes de gastos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com as finanças em dia, mas com muita cautela. É assim que a Câmara Municipal de Feira de Santana chega ao segundo semestre de 2010, depois de um período de muitas dificuldades e uma série de medidas para redução das despesas. A política de contenção de gastos será mantida nos próximos meses e novos cortes poderão acontecer, segundo prevê o presidente Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM).

As medidas adotadas no início do ano, mais precisamente em fevereiro, de acordo com o presidente, foram para adequar as finanças do Legislativo à nova realidade imposta pela redução da transferência do duodécimo – de 5% para 4,5% – e a queda da arrecadação do ano passado. “Houve reação de alguns vereadores, mas depois todos entenderam que as medidas eram necessárias”, lembrou.

Na avaliação do presidente do legislativo feirense, agora a situação está equilibrada. “Fechamos o semestre próximo de zero, mas com as contas em dia com tributos, encargos sociais, fornecedores e prestadores de serviço”, observa o presidente, ao anunciar que novas medidas serão adotadas, a exemplo de redução de consumo de combustível e telefone, para que os vereadores possam participar de pelo menos um congresso.

Mas apesar do rigor com os gastos, a presidência tem projetos para os próximos meses. Um deles é o aumento da bancada de imprensa. “Estamos estudando uma forma de modificar a estrutura do espaço, para atender a demanda”, diz o presidente, destacando o crescimento do número de repórteres que atuam na Casa da Cidadania e a importância da cobertura dos trabalhos legislativos feita pelos profissionais de comunicação.

Para essa modificação, Antônio Carlos Ataíde buscou ajuda da Prefeitura Municipal, solicitando a realização de estudos por um arquiteto do governo, mas não foi atendido. Agora, profissionais da própria empresa que realizou a reforma do prédio está avaliando as possibilidades de ampliação do número de vagas na bancada. “O nosso objetivo é proporcionar as melhores condições para o trabalho da imprensa”, frisa.

Quanto às perspectivas de trabalho no retorno do recesso, a partir do dia 2 de agosto, o presidente da Câmara Municipal está otimista. Segundo ele, 40 projetos já estão pautados para as primeiras sessões ordinárias e praticamente a mesma quantidade já está no setor legislativo para serem levados a plenário. Ele acredita que a produção será tão significativa quanto no primeiro semestre, quando foram votados mais de 150 projetos.

Ainda sobre o balanço das ações nos primeiros seis meses do ano, Antônio Carlos Ataíde informa que todos os projetos enviados pelo Poder Executivo foram votados. Ele destaca também o desempenho das comissões permanentes na avaliação de projetos e emissão de pareceres e as sessões especiais e audiências públicas realizadas, que são espaços de discussões mais amplas de questões de interesse da sociedade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]