Lauro de Freitas sedia o Fórum de Práticas Educativas

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Evento vai discutir a importância da Educação Infantil no processo de formação das crianças

A Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas e o Sistema de Ensino Aprende Brasil promovem entre os dias 23 e 24 de julho o “Fórum de Práticas Educativas – Educação Infantil e Ano Inicial do Ensino Fundamental”. O encontro pretende reunir profissionais da área de educação do município e da região para discutir a importância das séries iniciais no processo de formação das crianças, debater temas relacionados ao assunto e principalmente compartilhar experiências entre os participantes.

De acordo com Paulo Aquino Pires, Secretário Municipal de Educação, a iniciativa tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os municípios da região conveniados ao Sistema de Ensino Aprende Brasil para avaliar as diferentes maneiras de se trabalhar com as ferramentas educacionais disponíveis. “É na Educação Infantil que serão aplicados os princípios e diretrizes relacionados à educação de uma forma geral. O fórum será mais um momento que demonstraremos os resultados positivos da Educação de Lauro de Freitas e da parceria com o Sistema na busca pela facilidade de alfabetização das nossas crianças”, comemora.

Desde 2007, mais de 3.600 alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental de 56 escolas municipais de Lauro de Freitas são atendidos pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil. Através dos Livros Didáticos Integrados, o portal Aprende Brasil e a assessoria pedagógica ao corpo docente, a administração pública, as escolas, professores, alunos e toda a comunidade escolar se envolvem no processo de ensino e aprendizagem.

As ferramentas educativas disponíveis para os municípios compõem um sistema completo e dinâmico, com ações capazes de estimular e valorizar a criatividade nas primeiras fases do aprendizado, fundamentais para o desenvolvimento intelectual que vai ser aprimorado ao longo dos anos.

Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 160 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.

A abertura do Fórum contará com a palestra magna da Professora Doutora, Catarina Moro, que vai abordar as diretrizes curriculares nacionais. No segundo dia de atividades, haverá a apresentação das práticas educativas dos professores dos municípios participantes. Representantes de Catu, Aracaju, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Itagibá, também conveniados à solução educacional, estarão presentes no evento.

Trabalhar com ensino infantil exige dos docentes uma preparação especial já que eles, junto com os pais, vão transmitir valores, conceitos e costumes às crianças. O modo como ocorre o aprendizado deve aliar arte, cores e imaginação – elementos focados pela proposta pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil – com conhecimento e informação.

“Esperamos que este encontro crie novas possibilidades para o professor trabalhar com o Sistema de Ensino, principalmente na Educação Infantil” destaca Simone de Jesus Barreto, diretora de divisão da Educação Infantil de Lauro de Freitas.

A coordenadora regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Maria Cristina Rodrigues, explica que o Fórum será conduzido pelos professores dos municípios participantes, que irão apresentar suas práticas educativas e de que forma as ferramentas da solução educacional se envolvem nesse processo. “O Fórum vai abrir a semana de atividades em comemoração à emancipação política do município. Queremos fazer parte dessa data importante promovendo a integração dos municípios da região em torno da educação e das perspectivas de cada um com o Sistema de Ensino Aprende Brasil”, enfatiza.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109817 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]