Laboratórios do CVTT vão qualificar produção rural em cinco municípios

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A produção dos agricultores familiares dos municípios de Presidente Tancredo Neves, Valença, Taperoá, Mutuípe e Teolândia ganha um importante instrumento para sua qualificação. É que será entregue no sábado (17/07/2010) o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT).

A unidade recebeu R$ 329 mil da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem equipamentos voltados principalmente ao desenvolvimento da mandiocultura, mas também poderá ser usada na análise de solo e água em outros plantios. Hoje, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, apoiada pela Fundação Odebrecht, trabalha com projetos educativos que os filhos dos cooperados desenvolvem nas próprias propriedades. Com os laboratórios, a expectativa é de que se obtenha aumento na produtividade. Eles já têm acesso às técnicas de plantio e agora terão maior precisão na aplicação dos recursos aprendidos. Os laboratórios também vão servir à população. A comunidade do entorno terá acesso aos serviços por um valor de custo. A produção de farinha de mandioca que abastece grandes redes de supermercados da Bahia também será beneficiada pelos equipamentos e serviços. O local já conta com o maior campo de experiências de produtividade de mandioca, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e da Embrapa. O CVTT conta ainda com unidades para o ensino de Física, Química e Biologia. Nesta fase, 90 estudantes vão usar os instrumentos como forma de capacitação da atividade produtiva, tornando a mandiocultura mais eficiente na região.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108610 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]