Iniciado o trabalho de recapeamento no centro e no Feira IV. Leia esta e outras notícias da PMFS

Saúde Digital no posto do Jardim Cruzeiro.
Saúde Digital no posto do Jardim Cruzeiro.
Saúde Digital no posto do Jardim Cruzeiro.
Saúde Digital no posto do Jardim Cruzeiro.

Intervenções em 14 avenidas e ruas da cidade

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, continua recapeando as ruas e avenidas com maiores problemas no asfalto. Na manhã desta sexta-feira (30/07/2010), a restauração com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) foi iniciado na rua Conselheiro Franco, centro da cidade, e na rua A do conjunto Feira IV .

Na rua Conselheiro Franco, o serviço está sendo executado desde a praça Monsenhor Renato Galvão até a praça da Bandeira. Por conta disso, a rua está interditada em pontos importantes, mas um dos lados da pista será liberado assim que o concreto for colocado. As melhorias também incluem nova iluminação e sinalização das vias.

A previsão do prefeito Tarcízio Pimenta é que o serviço seja concluído nesta sexta-feira. “Pretendemos celebrar convênio com o Estado para ampliar ainda mais a operação na cidade. À medida que não chover, vamos avançar”, assegura. Os trabalhos envolvem recursos da ordem de R$ 5 milhões e são realizados pela Paisartt Construtora.

Morador da rua Conselheiro Franco, o arcebispo dom Itamar Vian aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura pelo trabalho que está sendo realizado. “Nossas ruas e avenidas estão sendo cuidadas da maneira que precisam”, afirma. Em conversa com o prefeito, ele foi informado que o projeto para reforma das praças Monsenhor Renato Galvão e Padre Ovídio está sendo elaborado e será executado em breve.

Os moradores do Feira IV também estão satisfeitos com o recapeamento na rua A, principal via do conjunto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do conjunto, Roberto Carlos Carvalho, 43 anos, este era um pedido antigo da população.

“Agora a Prefeitura vem fazer o recapeamento do asfalto que tinha mais de 30 anos. A comunidade está feliz com mais uma obra”, comenta.

O auxiliar de escritório José Messias, 42 anos, também fez questão de parabenizar a execução do serviço que está sendo feito na rua L do Feira X. “É um asfalto de qualidade e está ficando ótimo”, afirma.

As ruas Sabino Silva, no bairro Kalilândia, e rua L, no conjunto Feira X também estão sendo recapeadas. Ao todo, serão 14 ruas recuperadas dentro de 60 dias pela Prefeitura de Feira de Santana.

Inscrições para Semana Anti-Drogas

O evento acontece entre os dias 9 e 13 de agosto

Estão abertas a partir desta sexta-feira (30) as inscrições para a 1ª Semana Municipal da Cultura Anti-Drogas de Feira de Santana, que acontece de 9 a 13 de agosto. O evento será realizado no Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM) e as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, na avenida Maria Quitéria, 2.316, prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ao lado do Mercantil Rodrigues, das 9 às 17hs.

A Semana da Cultura Anti-Drogas visa proporcionar um articulado conjunto de atividades voltadas à educação e prevenção social, abordando os efeitos psico-físicos e sociais gerados pelo uso abusivo de substâncias psico-ativas, assim como capacitará profissionais da educação e outros, no intuito de formar agentes multiplicadores e permanentes promotores da cultura anti-drogas no município.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos busca mobilizar órgãos públicos, entidades da sociedade civil e a comunidade em geral para o planejamento e execução de ações de prevenção; promovendo a sinergia dos diversos segmentos que atuam nessa área, além de levar à comunidade o maior número de informações sobre os efeitos que o uso e abuso de substâncias psicoativas causam no ser humano e na sociedade.

O evento é desenvolvido através da parceria entre a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Vara da Infância e da Juventude, Universidade Estadual de Feira de Santana, Associação dos Ministros Evangélicos da Bahia, Parlamento Juvenil, Ministério Público, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, pastorais Carcerária e da Juventude, Conselho Tutelar I e II, Assembléia de Deus e Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Infanto Juvenil.

O evento será aberto com palestras dos professores George Gusmão e Nelson Amaral, a partir das 8h30min do dia 9 de agosto.

Transporte coletivo na Queimadinha

Ônibus vai passar por várias ruas do bairro

O transporte coletivo da Queimadinha vai ser otimizado a partir deste domingo (1º de agosto), com a ampliação do itinerário no interior do bairro. A segunda linha Mangabeira via Queimadinha vai passar a circular pela avenida Bahia, pelas ruas Campina Grande, Góias, Amazonas, Pernambuco, Ceará, Amapá e Rio Grande do Norte, e pela praça do Cruzeirinho.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, o intervalo da linha será de 30 minutos, iniciando a operação a partir das 4h50 e finalizando à 0h30 no bairro Mangabeira. “A iniciativa é um anseio antigo da comunidade”, afirma.

“A Secretaria está fazendo um estudo minucioso na rede do transporte coletivo, visando justamente contemplar outras solicitações da cidade e dos distritos”, acrescenta.

O comerciante Manoel Rodrigues, 56 anos, está contente com a mudança. “Vai melhorar porque os moradores vão pegar o ônibus na porta de casa e tudo fica mais fácil”, declara.

O açougueiro Crispim dos Santos, 64 anos, também considera a iniciativa bastante benéfica. “É bom em todos os sentidos e ajuda principalmente os mais velhos”, ressalta. Quem divide a mesma opinião é o moto taxista Rubens Silva Júnior, 30 anos. De acordo com ele, “é uma melhoria para os aposentados porque o ponto ficava mais distante”.

Obra da UPA em andamento

Muro e escavação das valas já foram feitos

A obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada no loteamento Jardim dos Namorados, bairro Mangabeira, será beneficiada com a implantação de pilares em alvenaria de pedra dentro de alguns dias. O muro e a escavação das valas no local já foram feitos.

Executado o alicerce da obra, os operários vão dar início à parte estrutural, segundo a diretora de Gestão Própria da Secretaria de Saúde, Gilberte Lucas.

De acordo com o cronograma da obra, que começou em abril deste ano, a unidade deve ser entregue em meados de 2011. A estrutura vai contar com sala de raio-x, sala de estabilização e laboratório, além da cobertura do Programa Saúde Digital.

Segundo a diretora, três profissionais vão atender a região da Mangabeira e adjacências por 24 horas, sendo dois deles clínicos e um pediatra. A unidade também contará com técnicos de enfermagem e enfermeiros. A obra envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão e está sendo realizada pela empresa vencedora da licitação pública, 5M.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ocupará uma área de 1.350 metros quadrados.

Saúde Digital no posto do Jardim Cruzeiro

Em seis meses, mais de dois mil pacientes cadastrados

Desde que o programa Saúde Digital foi implantado no Centro de Saúde Dr. Herval Monteiro de Oliveira há seis meses, 2.098 pessoas foram cadastradas. O equipamento funciona no bairro Jardim Cruzeiro e já passou por reforma e modernização desde que recebeu o programa.

Segundo a gerente da unidade, Simone Souza, 27 anos, o Saúde Digital tem facilitado bastante porque basta o paciente ir à unidade, se cadastrar e marcar a consulta de seu interesse.

“Depois disso, a gente ver a disponibilidade das vagas que tem no sistema. Quando falta paciente, fazemos o encaixe. Na hora da chamada também é mais prático porque já sai o nome do paciente no televisor e a gente acompanha melhor o atendimento”, ressalta.

A implantação do programa também representou agilidade tanto para a unidade quanto para os pacientes da rede, além de permitir a atualização dos dados. “O atendimento leva cerca de cinco minutos, a partir do momento que o paciente apresenta sua digital”, assegura a gerente.

Para a manicure Genivalda Oliveira, 42 anos, o programa melhorou o atendimento consideravelmente porque “os pacientes ganham tempo e fica mais fácil e prático para todos”.

A UBS do Jardim Cruzeiro possui consultório clínico, consultório de ginecologia, pediatria, enfermagem, consultório odontológico e de nutricionista, além de sala de curativo, almoxarifado, farmácia, sanitários e sala de administração. O equipamento funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 18 horas e atende em torno de 300 pessoas diariamente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112611 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]