Iniciação à Docência realiza ações de extensão e ensino

Possibilitar aos alunos dos cursos de licenciatura da Uefs a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras que sejam articuladas com as realidades locais das escolas é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os participantes do programa, 112 alunos bolsistas da Uefs, desenvolvem atividades didático-pedagógicas em 9 escolas estaduais do Ensino Fundamental e do Médio.

Em reunião realizada na última quinta-feira (01/07/2010) para socialização e sintonização das experiências, os estudantes e representantes das escolas mostraram entusiasmo com o trabalho que vem sendo desenvolvido, pela receptividade que o programa está tendo nas escolas parceiras, envolvendo professores, alunos, pais e toda a comunidade.

Para o coordenador institucional do Pibid, Rubens Alves Pereira, o programa representa a missão da universidade em dar uma resposta à comunidade através do ensino e do serviço. “Inicialmente é feito um diagnóstico da escola, espaço físico e dos laboratórios, para o resgate de espaços inoperantes”, explica o coordenador.

Rubens acrescenta que o objetivo do Pibid também é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dessas escolas. Para isso, “os bolsistas devem conhecer e analisar o Projeto Pedagógico e, a partir dessa análise, fazer um levantamento de todos os aspectos das escolas, elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão para ser aplicado, como reforço, e novas metodologias”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]