Ialorixá baiana coordena o projeto federal Mulheres da Paz

Jaciara Ribeiro dos Santos, mais conhecida como Mãe Jaciara, sucessora de Mãe Gilda no Terreiro Axé Abassá de Ogum, será a primeira ialorixá baiana a coordenar um projeto federal. Nesta terça-feira (20/07/2010), ela será empossada no cargo de coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, em cerimônia no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), no Centro Administrativo.

O Projeto Mulheres da Paz faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), executado no estado em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Iniciada no Candomblé há 23 anos, Jaciara Ribeiro dos Santos é filha de Oxum. Dez anos depois do falecimento de sua mãe biológica, Gildásia dos Santos, começou uma caminhada longa na luta contra a intolerância religiosa, participando de seminários e realizando palestras e viagens por diversos estados brasileiros, defendendo a causa da comunidade de candomblé e do povo negro. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora de religiosidade de matriz africana na organização Coletivo de Entidades Negras (Cen).

Ações sociais

O objetivo do Pronasci é prevenir e enfrentar a violência, com atuação por meio de ações sociais junto a jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, das áreas metropolitanas do país. Para tanto, o Mulheres da Paz vem capacitando 700 mulheres, distribuídas nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.

A função dessas mulheres é mediar conflitos das famílias que possuem jovens que vivem à beira da criminalidade ou que tiveram problemas com a lei. Mãe Jaciara se diz privilegiada por ser a primeira mulher negra e religiosa de matriz africana a assumir a direção do projeto. Ela acrescenta que não será apenas uma coordenadora “e sim mais uma multiplicadora da paz”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]