Feira de Santana sedia a etapa regional do Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-23. Confira estas e outras notícias da gestão de Tarcízio Pimenta

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Recadastramento de servidores municipais

Assim como o Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS), a Secretaria de Administração também está atualizando os dados de todos os servidores ativos e dos seus dependentes. A iniciativa é uma determinação do Ministério da Previdência e visa que todos os municípios com entes próprios de previdência atualizem seus dados e estejam inseridos no Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Públicos de Previdência Social (Siprev).

De acordo com o secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, este levantamento é obrigatório e deve ser feito semestralmente para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões aos dependentes dos servidores, indicando o déficit da Previdência.

“Já começamos a receber a devolução dos formulários devidamente preenchidos para que nós possamos iniciar os trabalhos de digitação e transmitir os dados para Brasília. Cerca de 800 servidores encaminharam as informações, mas temos que atingir os 100%”, ressalta.

A manutenção de um regime próprio da Previdência é fiscalizada pelo próprio Ministério da Previdência. Portanto, se não forem atendidas as determinações, o Município deixa de receber a certidão de regularidades e fica impossibilitado de auferir a transferência de recursos federais.

O recadastramento será feito em quatro etapas, sendo a primeira neste mês para os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Na segunda etapa, que vai ocorrer no mês de agosto, os beneficiados serão aqueles nascidos nos meses de abril, maio e junho.

No mês de setembro, devem ser recadastrados os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de julho, agosto e setembro; no mês de outubro serão feitos os recadastramentos dos beneficiados nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Segundo o presidente do Instituto de Previdência, Antônio Carlos Machado, os dados são atualizados anualmente porque algumas pessoas morrem e familiares não enviam a certidão de óbito para legalizar a situação. “Os órgãos municipais têm até o dia 30 de julho para enviar o material à Secretaria de Administração e as atualizações devem ser feitas das 8 às 16 horas. Aqueles que não a fizerem terão o pagamento suspenso”, explica.

Reforma no PSF do Aviário

O atendimento na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Aviário, situada na rua principal, está ocorrendo normalmente, mesmo com a reforma realizada pela Prefeitura de Feira de Santana no posto. Como a pintura interna da unidade foi concluída, os pacientes já usufruem de um espaço mais confortável.

Moradora do bairro Aviário e dona de casa, Manuela Santos, 19 anos, aguardava atendimento médico para sua filha e afirmou que as condições do posto melhoraram com a reforma iniciada há mais de um mês.

Embora não utilize os serviços da unidade com freqüência, a doméstica Neide Sena, 44 anos, declarou que o posto melhorou consideravelmente. “Agora está bem melhor e esperamos que o posto esteja crescendo cada vez mais”, comentou.

Como todos os postos de saúde vão receber o Programa Saúde Digital, esta unidade também será contemplada com a iniciativa, que agiliza e facilita o atendimento aos pacientes da rede.

Além disso, o posto passa por melhorias nas instalações elétrica e hidráulica, pintura externa, reparos no telhado e, na laje, que está tendo infiltração, recuperação de alvenaria, esquadrias de portas, janelas e mobiliário. São quatro homens trabalhando na intervenção realizada com recursos próprios do Município.

A unidade atende cerca de 20 pessoas diariamente e dispõe dos seguintes serviços: atendimento clínico, aferição de pressão, curativo, pré-natal, puericultura, preventivo, planejamento familiar, palestras e reuniões com adolescentes.

Troféu Norte-Nordeste de Atletismo

Feira de Santana vai sediar a etapa regional do Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-23 entre esta sexta-feira (16) e domingo (18), na pista de atletismo da Fazenda do Menor, no bairro Aviário. Cerca de 350 atletas de dez estados brasileiros vão participar do evento.

Segundo Antônio Carlos Rocha, presidente da Associação Feirense de Atletas Corredores, cerca de 80% dos atletas baianos que vão participar do evento são de Feira de Santana. “São 25 atletas feirenses no total”, afirma.

Rocha ressalta a importância de um evento desta natureza acontecer em Feira de Santana. “É um privilégio para nós feirenses já que Feira é a única cidade da Bahia que possui pista emborrachada para sediar um evento deste porte”, declara.

Durante os três dias de competição, os atletas vão participar de diferentes provas, dentre elas todas aquelas referentes à corrida (100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1.500 metros, 5.000 metros e 10.000 metros) e provas de campo (saltos em altura, em distância e com barras, marcha atlética de 10.000 metros, arremesso de peso e lançamento de discos e de dardo).

As provas acontecerão na sexta-feira das 14 às 17 horas, no sábado, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas.]

Expofeira inscreve até 27 de agosto

É alto o número de pessoas interessadas em adquirir o direito de realizar atividades comerciais durante a Expofeira 2010. O número de inscritos para a utilização de espaços no Parque de Exposição João Martins da Silva já passou de 50, segundo o diretor do Departamento de Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Antônio Joel Barbosa.

As inscrições foram abertas no dia 5 de julho e podem ser feitas até o dia 27 de agosto. A prioridade é para quem participou da Expofeira nos anos anteriores.

De acordo com Antônio Joel, os comerciantes que vêm utilizando esses espaços já entraram em contato com o Departamento para reafirmar o interesse em novamente desenvolver atividades comerciais este ano.

“A procura por espaços vem aumentando, inclusive por parte de pessoas de outras cidades, como Salvador, Serrinha e Alagoinhas”, afirma.

Seminário expõe desafios para emprego

Os caminhos para a conquista do “Trabalho, Renda e Sustentabilidade” estão sendo tema do I Seminário da Casa do Trabalhador de Feira de Santana, evento aberto na noite desta quarta-feira (14) e que prossegue até sexta-feira (18), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

Dentro desse contexto, o conferencista Manoel Eugênio Guimarães de Oliveira, secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, abordou sobre “Desafios, Limites e Possibilidades”, para um público formado por mais de 200 postulantes a uma vaga no mercado de trabalho.

No evento estiveram compondo a mesa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Justiniano França, que representou o prefeito Tarcízio Pimenta; diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador e coordenadora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro; superintendente da Aceteb, Claudemir Moreira Machado; conferencista Manoel Eugênio; e gerente regional do Trabalho e Emprego de Feira de Santana, José Batista Santana.

Justiniano França ressaltou o empenho dos funcionários da Casa do Trabalhador visando dar modelo especial do órgão ao Brasil. E observou que os resultados conquistados são mais pelo calor humano e pela dedicação do que pelos recursos investidos. Em seguida, lançou a Cartilha de Orientação ao Trabalhador.

Graça Cordeiro destacou a preocupação de buscar debater, através do seminário, os eixos que envolvem avanços sociais, a inclusão social, a geração de trabalho, a sustentabilidade social e ambiental e vários outros dispositivos e temas que estão envolvidos com a questão da renda social e que visam a melhoria da população. “Buscamos promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discussões sobre Trabalho, Renda e Sustentabilidade, de modo a compreender os diferentes aspectos sócio-econômicos que tangem o tema”, observou.

Em sua mensagem, o seminarista Manoel Eugênio fez um histórico da evolução das políticas públicas de emprego, centralização do tema no contexto e falou também das políticas públicas de emprego implementadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ressaltando os resultados e os instrumentos que o órgão federal tem utilizado para execução destas políticas.

Começa novenário da padroeira

A Paróquia da Catedral Metropolitana de SantAna divulgando a Festa da Padroeira 2010, que teve seu anúncio solene na Santa Missa, das 19 horas, de domingo (4), com entrega da programação e hasteamento das bandeiras.

Desde terça-feira (13) até esta sexta-feira (16), o pré-novenário nas comunidades, com visita da imagem de SantAna, sempre às 19h30. Comunidade Nossa Senhora da Glória, no Feira IV, na terça-feira; Comunidade São Francisco de Assis, no Dispensário Santana, na quarta-feira (14); Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Chácara São Cosme, nesta quinta-feira (15); e Comunidade Nossa Senhora do Carmo, na Serraria Brasil, nesta sexta-feira.

Deste sábado (17) a segunda-feira (26), realização do novenário, sempre às 20 horas, com o tema central “Com Sant’Ana, Somos uma Igreja em Missão”

Primeira noite, no sábado (17), tema “A Vocação Missionária da Igreja”, com pregaçãso do padre Júlio César da Costa Santa Bárbara, administrador paroquial da Paróquia São José Operário. Ofertório de alimento não perecível.

Segunda noite, domingo (18), tema “Jesus Cristo: Centro do Anúncio Missionário, com pregação do frei Ruy Lopes, diretor do Colégio Santo Antônio. Ofertório de leite.

Terceira noite, segunda-feira (19), tema “Sou Batizado, Sou Discípulo Missionário”, com pregação do padre João Eudes Rocha de Jesus, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Jacuípe. Ofertório de material de higiene pessoal.

Quarta noite, terça-feira (20), tema “O Espírito Santo É o Protagonista da Missão”, com pregação do padre Genalson Rodrigues Nascimento, da aróquia de Nossa Senhora da Aparecida, em Jequié. Ofertório de cobertores.

Quinta noite, quarta-feira (21), tema “O Discípulo Missionário Vive da Palavra e da Eucaristia”, com pregação da irmã Rosa Aparecida. Ofertório de fraldas descartáveis geriátricas.

Sexta noite, quinta-feira (22), tema “O Testemunho É o Modo Mais Excelente de Ser Missionário”, com pregação de Iracema Araujo das Virgens, estudante de Teologia da Fafs. Ofertório de leite.

Sétima noite, sexta-feira (23), tema “A Missão Hoje Deve Atingir os Batizados Afastados e Mais Diversos Setores da Sociedade”, com pregação do padre Francisco Spinola, p-ároco da Paróquia de Santa Bárbara. Ofertório de alimentos não perecíveis.

Oitava noite, sábado 24), tema “Maria, Modelo e Exemplo de Discípula Missionária”, com pregação do padre Gerson Figueiredo, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Conceição, em Feira de Santana. Ofertório de agasalho.

Nona noite, domingo (25), tema “Sou Discípulo Missionário, Anuncio o Reino de Deus, Contribuo Para a Construção da Sociedade”, com pregação do padre Luiz Rodrigues Oliveira, pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, no Cruzeiro. Ofertório de flores

No dia santo da padroeira, segunda-feira (26), a programação é a seguinte:
5 horas – Alvorada com repique dos sinos e fogos de artifício
7 horas – Celebração eucarística, com presidência do padre Evangivaldo Santos Almeida e pregação do padre Irênio Cerqueira de Almeida
10 horas – Solene concelebração eucarística, com presidência e pregação de dom Itamar Vian, arcebispo metropolitano de Feira de Santana. Na ocasião, o arcebispo fará a abertura das atividades comemorativas rumo ao Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Feira de Santana em 2012
16 horas – Procissão de Senhora Sant’Ana
18 horas – Encerramento e bênção do Santíssimo Sacramento

Durante o novenário, no coreto da praça Monsenhor Renato Galvão, acontecerão apresentações de artistas da terra, com o “Feira Cante Para SantAna”. Sandro Penelú, Asa Filho, Cezinha dos Olhos dÁgua, Cescé e Paulo Bindá estão entre eles. A Filarmônica Princesa da Feira terá lançamento oficial.

A Prefeitura de Feira de Santana dá todo apoio à maior manifestação de fé católica na festa que homenageia a padroeira da cidade, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Transportes e Trânsito, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

Recapeamento da avenida João Durval

Mais de mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) serão utilizadas na recapagem da avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana. O trabalho de recuperação da via começou na manhã desta quarta-feira (14).

O trabalho foi iniciado na altura do bairro Estação Nova e vai se estender por pontos diversos da avenida . A recuperação da João Durval Carneiro deverá ocorrer em prazo máximo de 4 dias, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O secretário municipal, José Pinheiro, informa que a recuperação de ruas e avenidas castigadas pelas chuvas é prioridade do Governo Municipal. “Estamos com equipes em outros pontos da cidade, mas a avenida João Durval é hoje a nossa prioridade”, diz Pinheiro.

Além da João Durval Carneiro outras ruas e avenida receberão recapagem. Serão utilizados, inicialmente, 13 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Terão prioridade os pontos considerados mais críticos.

Com o início dos trabalhos, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) orientam o tráfego de veículos na avenida. Eles utilizam cones para sinalizar e orientar os motoristas.

Moradores, comerciantes e motoristas ficaram satisfeitos com o início do trabalho de recuperação da avenida. O comerciante David Carvalho conta que as péssimas condições da avenida já estavam atrapalhando o comércio.

“Alguns clientes não queriam nem mesmo vir à loja. Todos evitam por conta das condições da João Durval. Agora sei que o movimento rotineiro será retomado”, comemora.

O representante comercial, Janaelson Almeida, também considerou importante o trabalho de recuperação da avenida.

“Eu já não passava mais com meu carro pela avenida João Durval. Agora, com início do trabalho de recuperação, meu percurso será retomado”, diz.

Bem-Te-Vi tem praça recuperada

Vinte servidores da Secretaria de Serviços Públicos estão intensificando as obras de reurbanização da praça do Bem-Te-Vi, intervenções que fazem parte do projeto de revitalização do acesso Sul de Feira de Santana. Mesmo sem ainda ser reinaugurado, o equipamento já está sendo intensamente utilizado para o lazer das crianças.

A praça recebeu um parquinho infantil, com casinha elevada, escorregadeiras e gangorra. Para os adeptos da boa forma, equipamentos de ginástica são a opção para quem busca uma área de lazer com opções diversificadas. No local vai ser colocada areia de praia para amortecer o impacto e evitar acidentes.

Os canteiros verdes estão sendo revitalizados, enquanto a estrutura em alvenaria vem sendo recuperada e os bancos em concreto receberam pigmentação na cor verde. Além disso, também está sendo construído um quiosque na praça, uma opção a mais para o lazer da comunidade.

A praça ainda vai ganhar um painel colorido no muro lateral, tornando o ambiente ainda mais agradável. E para oferecer condições para utilização do equipamento à noite com mais segurança, a Prefeitura de Feira de Santana também vai eficientizar a iluminação pública, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico.

As intervenções foram inspecionadas, na manhã desta quarta-feira (14), pelo prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, e de Serviços Públicos Luiz Araújo.

Na inspeção, Tarcízio Pimenta foi recebido por crianças que estavam indo à escola. Brincaram no parque e aproveitaram para agradecer pelos investimentos, pedindo ao prefeito um autógrafo. “O prefeito é importante e tem feito muito pela gente aqui no bairro. A escola está linda e a praça está ficando bonita também”, agradeceu Maicon Barros da Silva, 10 anos, acompanhado da irmã, Kamila Cari Barros da Silva, nove anos, e outras crianças.

Pró-Cultura inscreve até dia 30

Pessoas dos meios artístico cultural e esportivo (amador ou profissional) podem através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, fazer inscrição no Programa de Incentivo Cultural e Esportivo (Pró-Cultura Esporte) até o dia 30 de julho.

Os projetos inscritos podem ser concretizados. Este ano, a Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza para o programa, R$ 300 mil que advêm da renúncia fiscal do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Os patrocinadores dos projetos, pessoas físicas ou jurídicas, devem ser inscritas no Cadastro de Contribuintes do Município. O abatimento será de até 20% do imposto devido, até o limite de um terço do total dos custos operacionais do projeto – inclusive sobre impostos vencidos inscritos na Dívida Ativa ou ajuizados.

Segundo a diretora do Departamento de Atividades Culturais da Fundação Cultural, Maria de Lourdes Barreto, até o momento já foram realizadas 41 inscrições no projeto. Entretanto, ela acredita que ao se aproximar do prazo de encerramento das inscrições irá aumentar a demanda de interessados.

Programa de Resistência às Drogas

Os alunos que cursam o 5º ano no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim estão sendo acompanhados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) há duas semanas. O programa é desenvolvido nas escolas de 1ª a 8ª séries, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças.

A principal proposta do Proerd, conforme o sargento Miguel Gomes, 42 anos, é reduzir o envolvimento dos adolescentes com as drogas e, conseqüentemente, a violência. As aulas são ministradas pelo sargento, que trabalha fardado.

“Temos uma aula semanal nas terças-feiras aqui no Centro Integrado de Educação, com dez lições ao todo. A Polícia Militar fornece uma cartilha aos alunos com as informações sobre os malefícios que a droga traz ao organismo”, explica.

Segundo o policial, a receptividade dos alunos tem sido muito boa, já que “eles se mostram atentos às aulas e procuram tirar as dúvidas que surgem”. Após quatro meses de curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

A professora Iêda Maria Sabino, 43 anos, conta que os alunos têm se interessado pelas aulas. “Acredito que eles vão ficar conscientes de que não podem usar drogas e andar com más companhias. Esse trabalho está sendo muito proveitoso”, declara.

De acordo com a estudante Cris Juliana de Jesus, dez anos, os ensinamentos também serão passados para outras pessoas. “A gente está aprendendo que não deve fumar e deve dizer não às drogas”, comenta.

O grupo discutiu na terça-feira (13) o uso do cigarro e os malefícios. A equipe também desenvolve o mesmo trabalho no Colégio Castro Alves e Colégio Estadual.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.