Estudo avalia impacto de políticas de segurança alimentar no Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pesquisa de órgão do Pnud analisou o Programa de Aquisição de Alimentos, parte do Fome Zero, que compra comida de pequenas propriedades agrícolas e realiza a doação dos produtos para instituições que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar.

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Pnud, CIP-CI, acaba de lançar o primeiro estudo de uma série que pretende avaliar diferentes experiências em políticas de segurança alimentar baseadas em compras públicas de comida.

O levantamento do órgão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento foi realizado em três municípios brasileiros do estado de Sergipe: Estância, Indiaroba e Lagarto.

Propriedades Agrícolas

A pesquisa analisou o Programa de Aquisição de Alimentos, parte do Fome Zero, que compra comida de pequenas propriedades agrícolas e realiza a doação dos produtos para instituições que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar.

Segundo o Centro Internacional, o Programa do governo federal tem ajudado no aumento e melhoria da produção dos agricultores mas eles não se tornam independentes da iniciativa, como explicou à Rádio ONU, de Brasília, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Darana Souza.

“O Programa causa uma série de mudanças que facilitam os agricultores à inserção no mercado porque eles tem mais produtos, possibilidades, maior qualidade e diversificação. Só que essa inserção no mercado não necessariamente e automaticamente leva eles a diversificarem clientes”, afirmou.

Capacitação

Darana Souza ressalta que duas medidas são importantes para o processo de capacitação desses agricultores: o Programa de Aquisição de Alimentos deve ser contínuo e ações complementares de apoio à inclusão em novos mercados.

Mais da metade da população dos municípios avaliados é pobre e 80% das propriedades rurais são familiares.

A série de estudos deve incluir ainda pesquisas sobre projetos da Índia e do Programa Mundial de Alimentos, PMA.

*Com informações  da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113777 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]