Estreantes fazem a festa na quarta Etapa do Rally da Bahia 2010

O São Pedro até tentou marcar presença na Quarta Etapa do Rally da Bahia 2010, mas preferiu ficar de longe e os competidores encontraram uma das planilhas com maior dificuldade técnica dos últimos tempos. Ao todo, 31 duplas largaram da entrada de Guarajuba, às 9h30, com destina a Conde, um recorde este ano. Além de pegadinhas, rios e claro, muita lama. Os aventureiros puderam se deliciar de alguns das paisagens belas do Litoral Norte e comprovaram o porquê de Conde ser um dos destinos turístico mais badalos da região.

Nesta Etapa, os competidores percorreram uma distância de, aproximadamente, 150 km em 5h, passando Massarandupió, Diogo, Sítio do Conde, desembarcando no Município de Conde. Lagos, rios, pontes de madeiras, eucaliptos e praias, foram algumas das paisagens vistas pelos desbravadores, vindos de Salvador, Lauro de Freitas e até de Aracajú. Uma das provas mais bonitas até agora, segundo os pilotos que ao final, se aproveitaram a feijoada servida no Posto Jequitibá, da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, patrocinadora oficial do evento.

Na Graduado, a dupla Daniel Junior e Diogo Lima (30 pontos), estrearam com vitória na temporada, derrubando o favoritismo de Antonio Cesaroni e Bruno Lima (114), que venceram as três primeiras etapas, liderando a classificação geral, mas nesta chegaram em terceiro. O segundo lugar mais alto do pódio ficou com a Ryan Carvalho e Marcelo Silva (100), segunda colocada na temporada.

Já na Turismo 4×4, Luis Henrique e Andre Mauro (109), que lideram o campeonato, confirmaram o favoritismo e venceram mais uma. Mas viram Taciano Sousa e Gerson Nunes (91), segundo, se aproximarem da liderança. Em terceiro, Jorge Pessoa e Vinicius Pessoa, que possuem a mesma posição na classificação geral. Na turma 4×2 da Turismo, Murilo Bedante e Luiz Braga (30), de buggy, foram os melhores. Em segundo ficou a dupla, Marinês Senhoretto e Raildo Gomes (28), e Bruno Souza e Virginia Rufca em terceiro.

Na Expedition, categoria responsável pelo recorde de competidores neta Etapa, 16 ao todo, os melhores foram Luis Alves e João Ataídes (29), estreantes na temporada 2010. Em segundo ficaram Guilherme Rubio e Marcus Calheira (97), mantendo a liderança isolada da temporada, com 28 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado. Augusto Celso e Rafael Carvalho (21) ficaram em terceiro.

O diretor de prova e responsável pela elaboração da planilha, José Carlos Ribeiro, também conhecido como Zé do rádio, caprichou, construindo uma trilha desafiadora que deixou os nossos aventureiros com os nevos a flor da pele. “A planilha exigiu dos competidores, principalmente da categoria Graduado, maior atenção, uso do raciocínio e braço mesmo, devido às velocidades mais altas e também as pegadinhas inteligentes. Se equiparando ao grau de dificuldade de competições nacionais, como a Mitsubishi Cup”, afirma.

Segundo o piloto Antônio Cesaroni, a grau de dificuldade técnica da planilha tem servido como teste para aqueles que participam de competições nacionais como a Mitsubishi Cup e Copa Troller. “Quanto mais difíceis as planilhas, melhores os nossos resultados lá fora”, conta. Um exemplo disso foi a Copa Troller Nordeste 2009, onde a dupla formada pelo piloto Daniel Ferreira Lima Junior e o navegador Diogo Lima de Salvador (BA), garantiu o título da categoria Graduados por antecipação.
Rally da Bahia é uma realização da Federação de Automobilismo da Bahia, com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A e Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta. a próxima temporada já tem data marcada, 21 de agosto.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]