Estragos da chuva mobilizam governo municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Estragos da chuva mobilizam governo municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS.

Estragos da chuva mobilizam governo municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS.

Operação visa minimizar problemas nas principais vias

Embora as chuvas impossibilitem reparos mais consistentes na pavimentação, o Governo Municipal vai tentar amenizar os problemas causados por buracos nas principais avenidas da cidade.

Na manhã deste sábado (03/07/2010), o prefeito Tarcízio Pimenta e secretários vão inspecionar algumas vias e verificar o que pode ser feito de imediato para evitar transtornos a motoristas e pedestres. Os secretários mobilizados são os de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Transportes e Trânsito, respectivamente José Pinheiro, Luiz Araújo e Flailton Franklin.

Como o Anel de Contorno também está apresentando problemas, o Governo Municipal convidou para a operação a Via Bahia, o consórcio que administra atualmente as rodovias federais que cortam Feira de Santana. O engenheiro civil João Vianey Marvan Silva, que representa o consórcio em Feira, confirmou a participação.

“Tem chovido muito, praticamente sem trégua durante quase toda a semana, o que torna impossível se enfrentar a deterioração da pavimentação em alguns pontos cruciais da cidade. Mesmo assim, vamos estudar meios de minimizar o problema”, frisa o prefeito.

Tarcízio Pimenta e os secretários vão começar a inspeção às 8 horas deste sábado, partindo Viaduto Georgina Erisman (o da avenida João Durval por sobre o Anel de Contorno).

Saia Rodada atrai multidão a Humildes

Prefeito assiste ao show no São Pedro de Humildes

Milhares de pessoas assistiram ao show da banda potiguar Saia Rodada, no último dia dos festejos de São Pedro no distrito de Humildes, na noite de sexta-feira (2). Com a chuva ininterrupta, o espaço lotado ganhou colorido especial, formado pela diversidade de cores de guarda-chuvas.

Atração à parte, as dançarinas deram um show de coreografia e sensualidade. A banda também agitou a multidão com os sucessos do novo CD, dentre as músicas mais tocadas nas emissoras de rádio na região. Dentre elas, “Eu Saiu Liso e Voltou Bêbado”, “E Daí”, “Vou Namorar” e “De Saia e Bicicletinha”.

Durante mais de uma uma hora e 30 minutos, a banda agitou a platéia, esquentando a noite fria e arrancando suspiros da moçada. Muitas declarações de fãs com cartazes e faixas espalhados em meio a multidão.

A festa também foi animada pelos shows de Forró Maior, Capim Molhado, Carlos Pitta, J. Sobrinho, Patrícia Mel, Cheiro Perfumado, Swing Louco, Trio Sertanejo, João Ramos e banda Casa Caiada e Forrozão Dose Única.

O show foi assistido também pelo prefeito Tarcízio Pimenta, secretários de Cultura, Esporte e Lazer Artur Andrade, e de Transportes e Trânsito Flailton Frankles, diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa César Orrico e vereador José Marques de Messias.

Distritos ganham 40 cisternas

Cisternas armazenam 15 mil litros de água

O Governo Municipal já iniciou a construção de mais 40 cisternas comunitárias na zona rural de Feira de Santana, contemplando famílias de pequenos produtores rurais. Os equipamentos estão sendo instalados em localidades onde estudos hidrogeológicos indicam a inviabilidade de perfuração de poços e também a inviabilidade técnica e econômica para implantação de redes de água da Embasa.

As cisternas, com sistema para captação de água das chuvas, têm capacidade para armazenar 15 mil litros de água. Possuem calhas no entorno dos telhados, acompanhando o designe das moradias, resultando em total aproveitamento na captação e armazenamento de água.

Os equipamentos estão sendo instalados pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, através de cadastro de famílias que enfrentam mais dificuldades para o abastecimento de água. “Estamos instalando cisternas prioritariamente em casas onde o abastecimento de água depende exclusivamente deste sistema”, frisou o secretário Ozeny Moraes.

A instalação dos reservatórios começou pelas comunidades de Santa Rosa e Fazendinha, no distrito de Jaguara, dois locais de difícil acesso inclusive para carros-pipa e de inviabilidade técnica para instalação de outras alternativas para abastecimento.

Além desta alternativa, a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural também está mantendo o abastecimento de água na zona rural através de carros-pipa. O abastecimento segue cronograma conforme o plano definido pelo Governo Municipal.

Para garantir o abastecimento de água potável, a Prefeitura também está realizando manutenção e recuperação de sistemas simplificados de água. Uma das localidades contempladas com as intervenções é a de Água Grande, no distrito de Maria Quitéria, beneficiando 72 famílias.

O sistema, construído pela Cerb, estava sem funcionar há três meses, em função de danos na moto-bomba. O equipamento foi recuperado pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e voltou a funcionar desde as comemorações de São João.

Morador da comunidade de Água Grande, José Carlos ficou contente com a ação da Prefeitura, viabilizando o abastecimento de água para as 72 famílias residentes na localidade. Lembrou que os investimentos resultaram no melhor presente que poderiam receber durante os festejos juninos.

O secretário Ozeny Moraes ressaltou o compromisso do Governo Municipal em garantir a manutenção do sistema, sempre que necessário. “Entretanto, estamos trabalhando para que água de qualidade, da Embasa, possa chegar a Água Grande, Lizíbia, Asa Branca, Estrada do Besouro, Estrada Boiadeira, Luma Torres e região”, destacou.

Atrativos do Museu Parque do Saber

Sábado e domingo combinam distração e lazer

Filmes e uma exposição com fotos antigas de Feira de Santana estão entre as opções de cultura incluídas na grade de programação do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. A programação é voltada para o público infanto-juvenil.

Neste sábado (3) será exibido o filme “Kaluoka’Hina”, uma história sobre o fundo do mar, a vida dos peixes, o efeito gravitacional que a Lua exerce sobre os mares e a importância da preservação ambiental.

No domingo (4), o público pode conferir o programa “ABC das Estrelas”, que abordará a criação do universo e do sistema solar. Uma fantástica viagem ao espaço, através das imagens tridimensionais.

As pessoas devem chegar ao local 20 minutos antes do início das sessões para retirar uma das senhas disponíveis para acesso à sala da cúpula. O Planetário está localizado na rua Tupinambás, bairro São João.

Quem chegar ao planetário poderá prestigiar a exposição “Feira Antiga”, que reúne fotos de vários fotógrafos feirenses sobre momentos e fatos da origem do Município.
Outras informações referentes ao Museu Parque do Saber e do Planetário poderão ser encontras através do endereço eletrônico www.museuparquedosaber.ba.gov.br.

Plantão de secretários

Plantonistas podem ser contatados pelo telefone 3602-8409

Os secretários que ficarão de plantão neste sábado (3) e no domingo (4) são Wagner Gonçalves, da Fazenda, e José Raimundo Pereira de Azevêdo, de Educação.

Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]