Estado sorteia mais 2.299 vagas para educação profissional

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A estudante Nathalie dos Santos Santana, 18 anos, moradora do bairro de Brotas, foi a primeira classificada do curso de Logística, no sorteio eletrônico realizado, na tarde desta quarta-feira (21/07/2010), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio foi para o preenchimento de mais 2.299 vagas ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado para os cursos técnicos de nível médio, na capital e interior, modalidade subsequente. O resultado pode ser conferido no Portal da Educação.

O curso que Nathalie escolheu foi o mais concorrido, com 173 candidatos por vaga. Filha de pedreiro e de uma dona de casa, a estudante concluiu o ensino médio no ano passado e, com o curso de Logística, vislumbra um futuro melhor para ela e a família. “Estou muito feliz. Este curso vai me trazer uma profissão, algo que gosto. Espero me desenvolver cada vez mais”.

Muitos estudantes acompanharam o sorteio eletrônico no IAT e ficaram ansiosos para ver o nome na lista dos contemplados, algo compreensível, conforme avaliou o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, pois os cursos significam maiores oportunidades para a juventude.

“A Educação Profissional é uma política pública prioritária de Estado que cria oportunidades de formação e qualificação profissional para os jovens e trabalhadores baianos. São oportunidades cada vez maiores diante do desenvolvimento do nosso estado, que necessita de mão de obra qualificada e técnicos habilitados para atender às demandas do mundo do trabalho”, enfatizou Lima.

O sorteio eletrônico também foi acompanhado por representantes do Ministério Público, Auditoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado e do Conselho Estadual de Educação, que aprovam a iniciativa por ser um processo democrático e transparente e que permite igualdade de condições de acesso dos estudantes à Educação Profissional na Bahia.

“O sorteio eletrônico para a efetivação do direito ao acesso aos cursos profissionalizantes é de vital importância, não só para os inscritos, mas para a sociedade, vez que é um meio democrático, transparente e que traduz a lisura do processo de escolha”, afirmou a representante do Ministério Público, Maria Helena Xavier Pereira Matos.

Classificação

Todos os inscritos são classificados, mas a convocação obedece à ordem de classificação no sorteio eletrônico e à disponibilidade de vagas por curso, nos centros com oferta para este semestre. Os contemplados no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, passam por um teste de habilidade específica para a área de artes, aplicado no próprio estabelecimento. O teste é eliminatório. Os classificados são imediatamente convocados na lista com o resultado do sorteio eletrônico divulgada no Portal da Educação e nos centros para os quais o candidato fez a inscrição.

Matrícula

As matrículas serão realizadas de 26 a 28 deste mês, nos respectivos centros. No ato da matrícula devem ser apresentados documentos – cópias e originais do CPF, histórico escolar, cédula de identidade, duas fotos 3X4 e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados atestados de conclusão de cursos para os estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009. As aulas serão iniciadas no dia 9 de agosto.

Avanços

O Estado já oferece 40.100 vagas de Educação Profissional, sendo que a expansão da oferta para todo o interior do estado ocorreu, partir de 2008, com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia. Foram criados 11 Centros Estaduais, 27 Centros Territoriais de Educação Profissional e, além disso, 102 unidades de ensino da rede ofertam cursos de Educação Profissional, todos em alinhamento com as demandas socioeconômicas e ambientais dos territórios de identidade e cadeias produtivas locais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.