Eneida Cerqueira dará continuidade aos serviços prestados à UEFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com serviços prestados durante os 34 anos de existência da Instituição, inclusive após a aposentadoria, a professora doutora Eneida de Moraes Marcílio Cerqueira foi distinguida, nesta quinta-feira, com o Título de Professor Emérito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O reitor José Carlos Barreto de Santana, durante a solenidade de outorga, afirmou que Eneida Cerqueira esteve envolvida em todos os momentos, não apenas no que diz respeito ao ensino, pesquisa e à extensão, mas também à vida política da Uefs.

Em pronunciamento, Eneida Cerqueira destacou que a construção e o sucesso do serviço prestado pela Uefs à comunidade devem ser creditados ao que classificou de “ousadia e determinação de sonhadores, que em 1976 lutaram pela implantação da Instituição”. Ao afirmar que pretende retribuir a honraria recebida, ela garantiu que vai continuar o trabalho de planejamento e execução de projetos, salientando que o êxito dos empreendimentos está vinculado ao trabalho “conjunto e encorajador de funcionários, alunos e colegas docentes”.

Além do reitor José Carlos Barreto de Santana estiveram presentes à solenidade, o vice-reitor Washington Almeida Moura, a diretora do Departamento de Ciências Biológicas, Iara Cândido Crepaldi, a coordenadora do Colegiado de Biologia, Cláudia Elena Carneiro, e o professor doutor José Roberto Cardoso Meireles, que fez pronunciamento em homenagem a Eneida Cerqueira, José Jerônimo de Morais, também Professor Emérito, bem como professores, alunos e servidores de diversos departamentos e setores da instituição e representantes de outras universidades.

Currículo

Eneida Cerqueira aposentou-se em 2007 após 29 anos de serviços prestados à Uefs. Na época, ela exercia a função de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Natural de Fortaleza, CE, Eneida é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fez doutorado e pós-doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (USP).

No currículo, constam como funções: integrante da Comissão Interna de Biossegurança do Núcleo de Prevenção e Controle de Câncer Cérvico Uterino e Mama, do Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Bioética, do Conselho Administrativo, do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, além de professora do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia.

Com formação complementar em assuntos relacionados à Genética, por meio de cursos e atividades realizadas na Bahia e em outros estados, a professora possui uma série de prêmios e títulos, entre eles, o Prêmio Dulce Castellar, da Sociedade Brasileira de Citopatologia e o Prêmio Mandacaru de Iniciação Científica, concedido pela Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica.

O reconhecimento dos serviços prestados pela professora da Uefs transcende os muros da academia. Em 2007, a comunidade de Feira de Santana, através da Câmara de Vereadores, concedeu à professora o título de Cidadã Feirense e a Comenda Áureo Filho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]