Em meio a embates com a Igreja Católica, Chávez determina revisão de acordos com o Vaticano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou que o Ministério de Relações Exteriores faça uma revisão dos acordos firmados com o Vaticano. A decisão ocorre em meio a críticas de Chávez à Igreja Católica. A ordem do presidente foi transmitida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro. As informações são da imprensa oficial da Venezuela, Agência Venezuelana de Notícias.

“Temos de rever os acordos em relação ao Vaticano e ao Papa, que não é embaixador de Cristo na terra, como eles dizem”, afirmou Chávez, em reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). “Cristo não precisa de embaixador. Cristo está com o povo e aqueles que lutam pela Justiça da libertação dos pobres.”

Segundo Chávez, um dos acordos firmados entre a Venezuela e o Vaticano concede à Igreja Católica um privilégio sobre as demais religiões. O que, na opinião dele, contraria a Constituição venezuelana. “Devemos exortar os bispos a remover suas vestes, nas quais se escondem para tentar manipular o povo que não lhes dá crédito e saiam para a batalha”, afirmou.

Nos últimos dias, Chávez afirmou que os bispos católicos pretendem assumir funções políticas que não lhe são atribuídas. Em resposta, os religiosos reagiram afirmam que o presidente da Venezuela promove um cerceamento da liberdade de expressão e há dúvidas sobre os direitos humanos no país.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]