Eleitor que não vota beneficia maus candidatos, diz Serra

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra, afirmou que a reforma política é essencial para mudar uma série de distorções existentes no país. Em entrevista ao Programa 3 a 1 , da TV Brasil, que vai ao ar hoje (22/07/2010) às 22h, Serra afirmou que os eleitores desinteressados em votar acabam favorecendo os maus candidatos.

“Pensem, por favor, que seu voto pode ajudar a mudar. Procura ver em quem você vai votar. Não votar ajuda os piores. Vamos fazer um esforço importante. Vamos comparar. Sou um otimista em relação ao Brasil. O Brasil avançou muito. A gente tem de pegar o bastão de onde está e dá para melhorar. O Brasil pode mais. Sou candidato do ‘pode mais e dá para fazer’”, afirmou Serra, no programa da TV Brasil.

Participaram da entrevista os jornalistas Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC; João Bosco Rabello, diretor da Sucursal de O Estado de S. Paulo, e Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio Braziliense. Desde ontem (21) a TV Brasil promove uma rodada de entrevistas com os três principais candidatos à Presidência da República.

As entrevistas dos candidatos Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, e Marina Silva, do Partido Verde (PV), ocorreram em dias alternados. A definição da ordem das entrevista foi feita por meio de sorteio. Amanhã (23) será a vez de Marina Silva. Ontem (21) foi ao ar a entrevista da candidata do PT.

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve uma redução na emissão de títulos dos eleitores, de 16 a 17 anos, em relação às eleições presidenciais de 2006. Pelos dados, a diminuição foi 26,65% nesta faixa etária.

Serra evitou comentar sobre a polêmica em torno dos candidatos acusados terem processos julgados e, portanto, ficam sem condições de concorrer às eleições em decorrência da Lei da Ficha Limpa. “Todo mundo que vem comigo, sabe como eu me comporto”, afirmou ele, ao ser perguntado sobre alguns aliados, como o candidato a governador no Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC ).

Adversários de Roriz tentaram impugnar a candidatura dele com várias representações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal com base na Lei da Ficha Limpa – a lei proíbe candidaturas de políticas com condenações decididas por órgãos colegiados. Sem mencionar o nome de Roriz, Serra aproveitou para criticar indiretamente a candidata do PT, Dilma Rousseff. “Em um torneio a candidata do governo perde disparado em termos de más companhias”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]