Editora do Brasil Econômico e O Dia pede desfiliação da Associação Nacional de Jornais

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Empresa Jornalística Econômico S.A. (Ejesa), que publica os jornais Brasil Econômico, O Dia, Campeão e Meia Hora, solicitou na segunda-feira, 26 de julho, a desfiliação da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

A Ejesa enviou uma carta à ANJ dizendo que se sentiu prejudicada por “denúncias inverídicas” da entidade, que vem acusando o grupo de desrespeitar os limites de capital estrangeiro nas empresas jornalísticas, explica O Estado de S. Paulo (leia também o comunicado da Ejesa no site Meio & Mensagem).

Em maio, ANJ pediu à Procuradoria Geral da República que investigue a Ejesa quanto ao cumprimento do artigo 222 da Constituição Federal – que limita a participação estrangeira na propriedade dos meios de comunicação em 30% do capital. As denúncias também levaram a uma audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados, no início de julho.

O grupo português Ongoing é dono de 30% do capital da Ejesa, e os outros 70% são da brasileira Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos (esposa do presidente do grupo Ongoing, o português Nuno Vasconcelos).

O diretor de redação do Brasil Econômico, Ricardo Galuppo, defendeu a legalidade das operações da Ejesa e acusou a ANJ de adotar uma postura “parcial, desleal e tendenciosa.”

Outras notícias relacionadas:

Os interesses do grupo português Ongoing na mídia brasileira (Centro Knight)

*Com informações do Centro Knight

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108069 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]