EBDA leva tenologia para Expobonfim 2010 até o próximo domingo

Novidades tecnológicas não faltam para os agricultores familiares do Território do Piemonte Norte do Itapicurú durante a 25° ExpoBonfim, que será realizada até o próximo domingo (18/07/2010), no Parque Aníbal Gonçalves, em Senhor do Bonfim. A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), apresenta culturas, equipamentos e serviços que facilitam as atividades dos agricultores e contribuem para aumentar a renda familiar de forma prática e segura.

A exposição foi aberta oficialmente, nesta sexta-feira (16), pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Ele destacou que a exposição mostra a força da caprinovinocultura da Bahia e o empenho dos criadores para a melhoria genética do rebanho. O estado é o maior produtor de caprinos do Brasil, com um rebanho de aproximadamente 4,5 cabeças.

A feira conta com mini-cursos e palestras, em diversos horários, que estão atraindo os visitantes durante todo o evento. “A idéia é possibilitar aos agricultores familiares a oportunidade de participar de atividades variadas, desde a capacitação, produção, colheita até a comercialização dos produtos agropecuários”, disse o subgerente da EBDA de Senhor do Bonfim, Giovane Martins.

“Sempre quis participar de uma palestra sobre a palma. Muitas dúvidas que tinha sobre o plantio foram sanadas”, afirmou o agricultor de 40 anos, do município de Andorinha, Manoel de Araújo. No estande institucional, agricultores e visitantes conhecem Unidade Demonstrativa (UD) de Palma Adensada (Inerme, IPA 20, gigante), uma demonstração de horta comunitária, com hortaliças, sisal – instalação de piquete para demonstração prática do sistema de produção de sisal, com as variedades híbrida e siselana, artesanato -, apicultura, feno e mandioca.

Tecnologias adaptadas, que servem como alternativas criativas para os agricultores familiares em suas propriedades, também estão sendo expostas como enfardadeira de feno e silo-cincho e a bomba rosário, que pode ser construído com material de fácil aquisição e que chamou atenção do agricultor de Campo Formoso, Guilherme Santana. “Vou instalar uma em minha propriedade pelo custo benefício que oferece. Tem capacidade de elevação de água (15 metros de altura), com uma vazão de até dois mil litros por hora, podendo ser instalada em poços e cisternas”.

Outra novidade é o cortador de Palma Manual de Batatinha, desenvolvida pelo técnico Rogério Oliveira, da gerência regional da EBDA, de Feira de Santana. O equipamente possibilita ao agricultor familiar usar os mais diversos tipos de vegetais para alimentar seu rebanho. “A tecnologia pode preparar tanto a ração dos animais como o vegetal para fazer doces e outros alimentos, e, assim, contribuir para aumentar os rendimentos”, assegurou Rogério. Animais caprinos da raça Anglo Nubliano e ovinos da raça Dorper, entregues a agricultores beneficiados pelo Programa Sertão Produtivo, também estão expostos na feira.

Caprinovinocultura

A EBDA, além de prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos caprinovinocultores da região de Senhor do Bonfim, onde a atividade é destacada como a base econômica da agricultura familiar local, realiza cursos abordando conteúdos relativos à sanidade, manejo produtivo, reprodutivo e alimentar, com destaque para a orientação da formação de reserva estratégica alimentar para o período seco.

Em relação ao manejo sanitário dos caprinos/ovinos, os técnicos chamam atenção dos produtores quanto ao controle das verminoses, maior causadora de perdas de animais, que se dá pelas técnicas de higienização das instalações e da aplicação de vermífugos. A realização dos manejos alimentar e sanitário adequado ao clima semiárido garantem o combate às duas principais causas de mortes em caprino-ovinos – a verminose e a desnutrição.

“O objetivo é criar as condições básicas para os agricultores familiares produzirem com baixo custo e alta qualidade os produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura, adequando-se à convivência com as adversidades climáticas”, disse o técnico da EBDA de Senhor do Bonfim, José Herculano Rocha Ribeiro. Em apoio à cadeia produtiva da caprino-ovinocultura, os técnicos da empresa também realizam reuniões, visitas técnicas, cursos e leilões por meio dos quais são disponibilizados animais melhorados aos produtores.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]