Diploma: Resistir, continuar a luta | Por Kardé Mourão

Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) é presidente do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) é presidente do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) é presidente do Sinjorba.
Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) é presidente do Sinjorba.

Mais uma vez vemos se aproximar as eleições do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, nosso Sinjorba. E refletindo assim, vemos com certa estranheza o fato de somente um grupo de 50 jornalistas se interessar pelo destino de nossa entidade, a única que de fato nos representa diante de questões trabalhistas, de apoio e defesa do exercício profissional, de ética. Este é o número de colegas que aceitaram compor a a chapa “Diploma: Resistir, Continuar a Luta”, única em disputa neste pleito, e dispostos permanecer nesta luta, muitas vezes cansativa, amarga e inglória, mas que deve ser levada adiante, sob a pena de perdermos completamente o diferencial que nos faz tão importantes para a sociedade.

Na terceira vez que concorre a uma eleição para a diretoria do Sinjorba , Marjorie Moura, atualmente repórter e editora substituta de A TARDE, é candidata a presidente do nosso sindicato. “Eu que prometi ir cuidar de minha vida, pessoal e profissional, depois de longos seis anos trabalhando todos o dias da semana, de um forma ou de outra, para que as gestões dessem certo. E esta decisão nasceu do fato de que somente o Sindicato me representa e vejo o papel fundamental que nossa entidade é chamada a desempenhar neste momento, com a modificações constantes das relações de trabalho dentro das empresas, com o crescimento das várias formas de mídia online, e com a necessidade preemente de retomarmos a natureza de nossa atividade, como profissionais liberais, realmente livres para praticar o jornalismo mais isento e democrático possível”, declara a candidata.

Para nossa satisfação, também vem sendo mantida a luta pela manutenção da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão no Congresso Nacional, motivo que me motivou a ingressar na atividade sindical. Não vamos descansar até que as lutas e esforço pessoal de cada um de nós para concluir graduação e pós graduação em Jornalismo sejam respeitados e possamos de novo exigir o máximo de qualidade do que é publicado e veiculado diariamente pela imprensa. A liberdade de imprensa é garantida por nós, jornalistas, porque esta é nossa função social: dar voz à sociedade, principalmente a quem é menos ouvido dentro dela.

Marjorie Moura (Vice Nordeste II) e a candidata a vice presidente Regina Ferreira (Departamento de Saúde e Previdência) também integram também a Chapa 1, “Virar o Jogo” na disputa à diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas, por acreditarmos ser este o melhor caminho para que o reconhecimento do esforço da federação para as questões trabalhistas, educacionais e de defesa da profissão sejam reafirmada e mantidas.

Encabeçada por Celso Schröder (RS) e organizada pela atual gestão da FENAJ, a Chapa Virar o Jogo está confirmada para disputar as próximas eleições à Federação Nacional dos Jornalistas. As eleições estão marcadas para 27 a 29 de julho de 2010. E a Chapa 1 “Virar o Jogo! Em Defesa do Jornalismo e do Jornalista” se apresenta para a disputa com a proposta de intensificar e avançar a ação sindical e institucional da FENAJ. Vai prosseguir e ampliar as batalhas para retomar conquistas e aprofundar nossas lutas pela profissão, formação, qualidade, ética e democratização do Jornalismo.

Esta também a disposição da chapa “Diploma: Resistir Continuar a Luta” que espera o apoio em a participação dos colegas jornalistas para fazermos nosso sindicato se modernizar e atender as necessidades crescentes de nossa categoria.

Kardelícia Mourão Lopes (Kardé Mourão) é presidente do Sinjorba.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111117 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]