Eleições 2010: Dilma Rousseff defende bolsas de estudo para o ensino médio

Dilma Rousseff defendeu na manhã de hoje a criação de bolsas escolares para alunos do ensino médio, seguindo o exemplo do ProUni do governo Lula. A medida foi anunciada pela candidata à presidência da República pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando em entrevista à Rádio Paiquerê FM de Londrina/PR.

Ao citar os dados do Enem (divulgados hoje pelo Ministério da Educação), Dilma disse que as escolas estaduais e municipais não se saíram bem. “Considerando que 85% do total de escolas de ensino médio são públicas, o nosso compromisso é com essas escolas, por que são elas que estão mais fracas”, afirmou.

A proposta de Dilma é criar vagas nas escolas privadas. Ela anunciou dois mecanismos: um na forma de bolsa e outro como financiamento. “Nós também queremos criar vagas nas escolas privadas da mesma forma usando dois mecanismos. Um mecanismo bolsa, que é igual ao ProUni, e um financiamento com prazos muito longos e baixíssimo juro”, anunciou.

Dilma defendeu, ainda, a qualificação dos professores de ensino médio e melhores salários para eles, para garantir um ensino com maior qualidade. “O salário não é porque você tem que ser bem remunerado. É porque hoje você não atrai jovens para o magistério, pois o que pagam para o professor é irrisório”, reforçou.

Sobre Carlos Augusto 9400 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).