Diálogos terrritoriais reúnem mais de três mil pessoas em toda a Bahia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mais de três mil pessoas, entre gestores públicos, lideranças locais, representantes de associações e profissionais liberais, participaram dos Diálogos Territoriais realizados nos 26 territórios de identidade do Estado da Bahia, com o objetivo de aprofundar o debate sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas estaduais.

Os eventos ocorreram ao longo dos meses de maio e junho e foram promovidos pela Secretaria do Planejamento (Seplan) em parceria com o Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), Coordenação Estadual dos Territórios (CET) e prefeituras.

Para o secretário estadual do Planejamento, Antônio Alberto Valença, os Diálogos Territoriais possibilitaram a sociedade civil organizada tomar conhecimento, bem como questionar a execução dos programas e projetos do governo em cada território, conforme prioridades indicadas pelo Cappa na formulação do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. “Esta foi uma boa oportunidade para apresentar as ações num diálogo com a sociedade organizada, de forma franca, democrática e participativa”, disse.

Os programas Saúde da Família (PSF), Todos pela Alfabetização (Topa) e Água para Todos (PAT) foram alguns dos destaques cujos resultados foram apresentados durante os encontros. No total, 353 unidades de Saúde da Família já estão em funcionamento no estado e a meta do governo para o final de 2010 é pôr em funcionamento 400 unidades.

Por meio do Topa, mais de 460 mil pessoas já foram alfabetizadas e para tanto foram investidos pelos governos federal e estadual R$ 176 milhões. Atualmente o Topa está presente em 416 municípios baianos e cerca de 700 entidades sociais contribuem com o programa. Já o programa Água para Todos beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com abastecimento de água e rede de esgotamento sanitário.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108747 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]