Cultivar a Verdadeira Fé | Por Welinton Santos

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

No cotidiano de nossas emoções, na vida agitada das cidades, ou mesmo em nossos lares, o cultivo da fé ainda é um dos desafios da Humanidade.

Em que consiste a fé? A quem reverenciamos? Como ter a fé? Ela nos auxilia? Quais são os instrumentos para a conquista da fé? Como aprender a ter fé? A oração auxilia na fé? Qual é a verdadeira fé? Quais são os valores que precisam compor a fé?

Como observamos, as dúvidas são muitas

Para esclarecer este assunto, vamos abordar primeiramente à realidade: o que é a fé? Segundo o dicionário convicção, crédito na existência de um fato. Partindo deste pressuposto, no que consiste a fé? Crença nos dogmas e doutrinas da religião ou uma das virtudes de teologia. Portanto fé representa uma postura frente a uma convicção, em algumas religiões a confiança na bondade de Deus.

Em hipótese alguma é possível explicar a fé sem ter o AMOR como centro de nossas ações, pois, para transformar a vida humana em uma vida divina é necessário em primeiro lugar acreditar em si mesmo. O eu está no centro da palavra de Deus, sem a sabedoria de aceitar que ele existe em nosso meio é impossível ter a fé.

Muitos perguntam no que auxilia a fé? Como observamos em nossa sociedade a fé está muito aquém da realidade de muitos, perseverando algumas injustiças sobre vários de nossos irmãos planetários, mas o que eu ganharia tendo a fé? Ganharia liberdade, o respeito, a gratidão de quem te criou, a conquista do espaço do amor em seu coração e principalmente a abertura das portas da esperança.

Esperanças de conquistas em todos os sentidos, sem se apegar a matéria, afinal em nossa mente são criadas idéias que servem como moldes ou matrizes para a Mente do Universo, apesar de ser amorfa no campo do pensamento, tornam-se forma quando acompanha o fluxo de energia do Universo, concretizando na realidade. Portanto posso ter uma vida próspera em todos os sentidos, desde que, isento do ego, embasada nas graças da vida e do respeito a tudo e a todos. Um dos segredos da vida e do sucesso são o fato de seus pensamentos e atitudes beneficiar a coletividade, desde um simples abraço a outros atos de AMOR.

Os instrumentos para a construção da fé são: acreditar em si mesmo, respeitar a vida, praticar a caridade, transmitir amor nos atos, falar palavras positivas, concentrar pensamentos em virtudes nobres, praticar o equilíbrio das emoções em respeito ao corpo físico, ter consciência da vida em sociedade, buscar o conhecimento sobre a espiritualidade sem preconceitos, abrir a mente para as experiências de vida em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada, estudar as religiões, buscar a felicidade real e verdadeira, não aquela baseada em graças materiais. Fé centrada no mundo material desmorona quando ocorre à perda de parte dos bens ou poderes materiais, ou ainda podem provocar doenças, estas oscilações são como ondas que se movimentam de acordo com o vento. Acreditar que com estas ferramentas é possível chegar a um ponto de descoberta da vida, um sentido para a nossa existência e realidade.

Como aprendo a ter fé? Primeiro fazendo uma auto-análise de suas ações, de seus sentimentos, do que guarda dentro de seu coração e pensamento. Se houver mágoas, angústias e infelicidades, você não está em sintonia com a fé em si mesmo e nem com a fé religiosa, para tal, precisa existir desprendimento nos gestos do dia-a-dia. Como faço isso? Peça ajuda e tenha consciência da verdadeira natureza do homem, que é vida, que é amor, que é harmonia, pode ser comparada a um copo de água, quando colocamos barro ela fica turva, mas ao filtrarmos a água volta a sua cor natural, assim, também é homem verdadeiro, todos podem passar por um filtro, através da oração e das ações conscientes. A bondade em cada ato, a paciência, a sabedoria, transbordam em uma beleza contagiante iluminando sua face e pensamentos. A alegria e a harmonia começam a ser o natural de sua vida e a beleza das atitudes seu ideal. A provisão infinita preenche tua vida, mostrando a volta do filho pródigo ao Pai.

Orar auxilia no equilíbrio dos pensamentos e sentimentos.

A verdadeira fé é composta por valores que só você pode construir, “tudo se realiza quando agimos com autoconfiança”. Acreditar que somos vencedores, sem temor a vida, a morte ou a doença, quando alicerçados nesta nova conscientização, renascemos como que um novo céu e terra. Nada existe que possa prejudicar-nos, pois, naquele que têm fé contempla o valor verdadeiro da vida que é o AMOR.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.