Consciência fonológica é tema de seminário na Uefs

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza até este sábado (10/07/2010) o 2º Seminário Temático Trabalho Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Consciência Fonológica. O objetivo principal é abordar a educação pelo viés não tradicional da alfabetização iniciada pela oralidade.

O evento reúne representantes das comunidades externa e interna da Uefs, inclusive grupos indígenas e escolas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) através do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (Dehpe)

A organizadora do evento, professora doutora Lílian Miranda Bastos Pacheco, explica que a consciência fonológica na Educação Básica pretende aplicar estratégias na estruturação do processo ensino-aprendizagem começando com as pronúncias das palavras, a alfabetização iniciada pela oralidade e pela leitura da imagem.

É esperado que no final do Ensino Fundamental 1, correspondente à 4ª série ou 5º ano, o aluno já saiba ler e escrever com competência, mas não é essa a realidade encontrada nas escolas, segundo a professora. A consciência fonológica, que pode ser trabalhada pelo professor, representa um caminho que resolva esse problema.

“Nossa experiência nesse projeto tem comprovado que o trabalho fonológico em sala de aula tem dado bons resultados. Através da ludicidade dessa metodologia, o emocional do aluno é trabalhado, proporcionando o prazer e o interesse em escrever e ler corretamente, elevando da auto-estima do educando”, salienta Lílian.

O projeto já é desenvolvido em cinco escolas – quatro em Feira de Santana e o Colégio Estadual da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, no município de Pau Brasil. O evento prossegue até as 14 horas de sábado, com a discussão da Cultura e Linguagem Indígena e participação de professores indígenas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112938 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]