Comida Di Buteco 2010 premia tira-gosto vencedor

Música, sabores e muita expectativa marcaram a Saideira do Comida di Buteco 2010, no sábado (10/07/2010), no Cais Dourado. Com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, a 3º edição do concurso escolheu os cinco melhores pratos, entre os 31 bares participantes em Salvador.

Bandas se apresentaram no local, para o público que conferia os deliciosos quitutes vendidos a preço simbólico enquanto aguardava a premiação. Após o show da Banda Habeas Copus, o vencedor finalmente foi divulgado – o tira-gosto X-Jabá – prato preparado com purê de aipim, charque desfiado e queijo coalho – do Bar do Peixouto, localizado no bairro Jardim Atalaia.

Participante desde o primeiro concurso, realizado em 2008, o vitorioso deste ano ficou, em 2008 e 2009, com a 4ª e a 3ª colocações, respectivamente. Para o dono do bar, mais conhecido como Peixouto, o Comida di Buteco é um concurso que tem a cara da Bahia. “Mostra a qualidade e a diversidade da culinária baiana. Aqui todos são campeões. Projetos como esse incentivam a nós, comerciantes, a aprimorar nossa comida e o atendimento aos clientes”.

Os butequeiros que estiveram na premiação elogiaram a escolha. “Realmente, o prato campeão é uma delícia. Visitei alguns bares participantes porque sou apaixonado por tira-gostos e o X-Jabá foi um dos que mais gostei”, elogiou o estudante Lucas Belluti, 25.

Além do troféu, o vencedor recebeu uma viagem para qualquer destino no Brasil com direito a acompanhante, uma bolsa para o curso de Culinária do Senac e uma semana de publicidade grátis em toda a cidade.

Turistas procuram bares participantes

O Comida di Buteco atualmente é um dos principais concursos da culinária nacional, elegendo os melhores tira-gostos de 11 cidades espalhadas por cinco estados brasileiros. Para os estabelecimentos, participar da competição proporciona um aumento no número de clientes locais e de outros lugares.

“Já recebemos turistas que procuraram especificamente o prato participante após receberem panfletos nas ruas”, disse Antônio, proprietário do bar Vista pro Mar, também conhecido como Bar do Tonho, situado em Itapuã.

A equipe de jurados e o público avaliam, durante um mês, não só os pratos, mas critérios como higiene, atendimento e a temperatura da bebida. A contagem dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi, considerando as melhores notas dos jurados e do voto popular, com pesos iguais para cada um.

Em 2010 foram contabilizados 17 mil votos durante todo o mês de concurso. Além dos melhores pratos foram escolhidos o melhor tira-gosto, preparado com Doritos e, quem mais vendeu a cerveja patrocinadora do concurso. A novidade para o Comida di Buteco de 2011 é que os participantes terão que criar uma receita contendo o maxixe como ingrediente principal.

Vencedores

Melhor Tira-gosto

1 º – Bar do Peixouto ( X-Jabá)
2 º – Itiúba – Bode na Brasa (Arrumadinho de Bode)
3 º – Mocambinho Bar (Filé de Gadelha)
4 º – Thyliu’s Sabores do Lula (Gorjonetes de Meluza)
5 º – La Kantuta (Salteñas de Camarão)

Melhor comida com Doritos
Vista pro Mar

Butecos que venderam mais cerveja
Itiúba – Bode na Brasa
Recanto da Lua cheia

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]