Começa etapa baiana da Copa do do Mundo de Judô

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

“A depender das torcidas, já estamos com a medalha de ouro no peito. Agora vamos à luta para reverter posições, onde Koréia e Japão disputam a liderança da I Copa do Mundo de Judô por Equipes e o Brasil vem em terceiro lugar”.

Com estas palavras, o judoca Flávio Canto espelhou o clima que vive a seleção brasileira convocada para as semifinais e final da competição, que acontecem a partir de quinta-feira (29/07/2010) até o próximo sábado (31), na arena montada no Centro de Convenções da Bahia. Autografando os kimonos das crianças, que o cercavam, Flávio era a felicidade em pessoa.

“Tenho um trabalho social no Rio de Janeiro com mil crianças, em quatro comunidades, e sei muito bem o que represento para elas no judô. Este evento promovido pelo Governo do Estado da Bahia nos proporciona oportunidade única de apresentar o que temos de melhor nesta categoria, que a cada dia cresce de importância no cenário esportivo brasileiro”.

O judoca, assim como toda a equipe brasileira, está convicto de que, com apoio da torcida baiana, é possível conquistar o titulo da I Copa do Mundo de Judô por Equipes, aberta na manhã desta terça (27).

Na solenidade, presidida pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Nilton Vasconcelos, estavam presentes o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França; o diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô); além dos atletas das oito seleções do Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha.

Baiano no tatame

Nas lutas no Centro de Convenções, que começam na quinta (29) às 16h, o Brasil terá Leandro Cunha e Alex Pombo (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Flávio Canto (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Walter Santos e Rafael Silva (+100kg). Mais dois atletas foram incorporados à seleção brasileira: Maicon França (+80) e Bruno Altoé (-90), convocados pelo técnico Luiz Shinohara para substituir a Leandro Guilheiro e Hugo Pessanha (ambos lesionados).

O baiano Maicon França, 25 anos, é tricampeão brasileiro de judô e se prepara para disputar as Olimpíadas de Londres 2012, sendo um dos beneficiados pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado. Competindo na categoria peso meio médio, Maicon está entre os quatro melhores do Brasil.

Uma das principais atrações da Copa vem da mais importante escola do judô mundial, o Japão, que trouxe uma das suas maiores estrelas, o bicampeão mundial Yasuyuki Muneta, de 29 anos, que representará o país na categoria acima de 90kg.

O medalhista olímpico e campeão mundial Tiago Camilo ressalta a união da equipe brasileira neste momento. “A cada rodada a equipe está mais unida e mais fortalecida. Isso faz a diferença”, confidenciou. O baiano Maicon França não cabe em si de contentamento com a chance que ganhou da Confederação Brasileira de Judô.

Entrada franca

A etapa da Copa do Mundo de Judô por Equipes em Salvador terá entrada franca. Quinta-feira será a partir das 16h. Na sexta, a partir das 14h, e também no sábado, a grande final às 14h.

No ranking da competição, o Brasil encontra-se em terceiro, com 12 pontos e 19 vitórias, enquanto que o Japão e Coréia do Sul estão em primeiro, com 13 pontos e 16 vitórias cada.

Nesta modalidade de competição, cada país disputa com todos os pesos contra o outro país. O que conta mais é a melhor estratégia para obter a maior pontuação, e não a vitória individual apenas. Na competição por equipes, os países se enfrentam nos cinco pesos, podendo os combates acabarem empatados, com a vitória valendo três pontos, e o empate um.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.