Confira a coluna de Antônio Larangeira de 28 de julho de 2010

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Coelba anunciou investimentos

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), anunciou novos investimentos para Feira de Santana e salientou os recursos aplicados em ligação de novos consumidores da área urbana, durante entrevista coletiva dos superintendentes Jouber Meneguelli e Antonio Luiz Monteiro de Castro nesta cidade. Somente no primeiro semestre de 2010, foram investidos R$85,5 milhões em Feira e região. “Ainda este ano, vamos começar a ampliar as subestações já existentes. Vamos também construir a subestação de Humildes, que será entregue em 2011”, conta o superintendente da Coelba, Jouber Meneguelli.

Com o crescimento de novos conjuntos residenciais, o superintendente afirma que nos últimos 13 anos foram feitas em torno de 20 mil novas ligações de energia. Ele destacou que são poucas cidades do estado da Bahia que tem o número de clientes, nessa ordem de crescimento, como Feira de Santana. “Isso demonstra que estamos atendendo no ritmo de crescimento da cidade”, afirma. O superintendente de operações da Coelba, Antonio Luiz Monteiro de Castro, destacou que há um “grande” prejuízo com as ligações clandestinas de luz, conhecidas como “gatos”. “Temos um grande prejuízo não só na empresa. O estado também perde, pois deixa de receber o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviço)”, afirma Antonio Luiz.

Data

Iara Mata Faria comemorou o seu aniversário com um jantar em familia, ao lado do marido Luis Faria e dos filhos Marta e Rodrigo,com sua namorada Fernanda Tavares e de seus irmãos Nanci, a deputada federal Lidice da Mata,Aurélio Filho e Ari. O evento ocorreu em sua casa em Piatã, Salvador.

Micareta

A micareta do próximo ano deverá ocorrer em novo sitio da folia. Foi o que afirmou o diretor de eventos da Prefeitura Municipal Naron Vasconcelos, durante a realização de um fórum para se estudar o que será a próxima festa momesca, onde estiveram reunidos o Secretário de Lazar e Cultura Artur Euclides e interessados. Segundo consta, a micareta feirense deverá ser transferida para a avenida Noide Cerqueira, que ganhará toda estrutura necessária, embora que será uma parceria entre o governo estadual e prefeitura municipal.

Encontro

Com o objetivo de realizar um balanço e discutir a proposta de apoio para a Regularização Fundiária nos Estados, a Associação Nacional dos Órgãos de Terras – ANOTER, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário / Secretaria de Reordenamento Agrário – MDA / SRA, reuniu dia, 21, em Salvador, dirigentes de 21 órgãos estaduais de terras do país. A ANOTER é um órgão que busca o avanço da regularização fundiária no país, assim como, desenvolver um importante papel na execução e na implantação do Programa Nacional de Terras e Regularização Fundiária.O encontro, que aconteceu no Marazul Hotel, contou com a presença do diretor interino da ANOTER e, também, coordenador executivo de Desenvolvimento Agrário – CDA /SEAGRI Bahia, Luís Anselmo Pereira de Souza, que ressaltou a importância do aproveitamento máximo da reunião, por oportunizar a discussão dos problemas comuns enfrentados pelos diferentes dirigentes e a possibilidade de encontrar soluções coletivas para todos.

Vagas da Academia

Em concorrida reunião da Academia Feirense de Letras, presidida pelo cronista Eduardo Krsuchewsky, foram consideradas vagas cinco cadeiras da instituição, com o falecimento dos seus membros titulares. Pedro Apostolo de Lima Filho, Antônio Farias Borges, Jose Maria Nunes Marques, Fernando Pinto de Queiroz e Jose de Souza e Silva. Na oportunidade, foram ventilados para serem convidados para ocuparem os lugares da imortalidade o arcebispo Dom Itamar Vian, poetisa Irma Amorim, artista plástico Juraci Dórea, educador Jose Gerônimo e biografa Adnil Falcão. O assunto ainda vai para novas discursões.

Bibliotecas

Resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon – FPC/Secult, o Ministério da Cultura e prefeituras municipais, até o dia 02 de agosto, serão implantadas 12 novas bibliotecas públicas municipais em cidades baianas. Além das inaugurações, a Fundação Pedro Calmon realizará capacitação de técnicos em municípios que já possuem biblioteca, por meio de treinamentos de gestores e funcionários sobre atendimento, informação e conservação dos acervos.

Sobre Antonio José Larangeira 3141 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]