Ciclo de videoconferências culturais começa dia 12 de julho

A Secretaria de Cultura da Bahia inicia, no próximo dia 12 de julho, uma série de videoconferências para discutir algumas das principais propostas eleitas na II Conferência Nacional de Cultura e na III Conferência Estadual de Cultura. A escolha das propostas foi feita pelos internautas, que votaram entre os dias 18 de maio e 06 de junho de 2010.

Ao todo, foram 97 votações. Através do site da SECULT, os participantes tiveram acesso a todas as propostas das conferências, dentre as quais escolheram cinco para serem discutidas com palestrantes convidados. As sete mais votadas resultaram nos temas das próximas videoconferências, conforme calendário a seguir:

Propostas mais votadas

Nº de Votos

(%)

Data

Horário

Eixo 4 – Cultura e Economia Criativa:

Criar um programa nacional (e por região) de capacitação de agentes e empreendedores culturais (captação, projetos e qualificação técnica-artística) e realizar concursos (N/E).

38

39,2

12/07

9h às 12h

Eixo 3 – Cultura e Desenvolvimento Sustentável:

Fortalecer as políticas culturais dos estados para o desenvolvimento cultural sustentável (N).

31

32,0

09/08

9h às 12h

Eixo 3 – Cultura e Desenvolvimento Sustentável:

Fomentar e ampliar observatórios e as políticas culturais participativas para produzir inventários, pesquisas e diagnósticos permanentes, inclusive de comunidades tradicionais, estimulando o turismo sustentável (N/E).

27

27,8

13/09

9h às 12h

Eixo 2 – Cultura, Cidade e Cidadania:

Revigorar e estruturar espaços públicos (praças, estações; fábricas; etc.) dando-lhes uso cultural. (E).

24

24,7

18/10

9h às 12h

Eixo 3 – Cultura e Desenvolvimento Sustentável:

Incentivar a criação e manutenção de ambientes lúdicos nos diversos espaços (escolas, hospitais, presídios, etc.) (N)

22

22,7

Eixo 5 – Gestão e Institucionalidade da Cultura:

Implantação dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura e aprovação da PEC 150/2003 (N/E).

22

22,7

22/11

9h às 12h

Eixo 5 – Gestão e Institucionalidade da Cultura:

Garantir recursos específicos para elaboração e execução dos planos municipais, territoriais, estadual e nacional de cultura (E);

21

21,6

11/11

9h às 12h

Eixo 1 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural:

Registro, valorização, preservação e promoção das diferentes manifestações culturais (N/E).

20

20,6

06/12

9h às 12h

Legenda: (N) = proposta nacional / (E) = proposta estadual / (N/E) = proposta nacional e estadual.

Em virtude do resultado de votação muito próximo e para contemplar todos os eixos presentes nas conferências, duas propostas serão abordadas conjuntamente na quarta videoconferência, reunidas pela proximidade dos temas. O primeiro encontro, a ser transmitido no dia 12 de julho, discutirá a formação de agentes e empreendedores culturais, e contará com a participação de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura da Bahia e da universidade.
O ciclo de videoconferências faz parte do Programa de Formação e Qualificação em Cultura da SECULT, iniciado em 2007. Todas as transmissões serão realizadas pela Rede de Educação do Instituto Anísio Teixeira de forma presencial nas 33 salas das Delegacias Regionais de Ensino – DIREC’S (clique aqui para ver os endereços) ou através da internet no site:http://ead.sec.ba.gov.br/media, onde qualquer pessoa poderá ter acesso.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110047 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]