O colorido e a irreverência dos foliões do Bando Anunciador tomaram o centro de Feira de Santana na manhã do domingo (11/07/2010). Ao romper do dia, os primeiros participantes já marcavam presença no ponto de concentração, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Carlos Geilson, candidato a deputado estadual (PTN) , marcou presença no evento e se contagiou com a alegria do Bando Anunciador, durante o desfile pela rua Conselheiro Franco.
Gradativamente, o número de manifestações folclóricas foram se multiplicando, até resultar num dos maiores encontros da cultura popular feirense. Bumba-meu-boi, Nega Maluca, bloco de sujos, ciranda, quadrilhas juninas, cangaceiros, Lampião, As Beatas, literatura de cordel, personagens de contos de fadas, Os Caretas e muitas outras figuras populares caíram na folia, ao som de marchinhas e músicas populares.
Para Carlos Geilson, o Bando Anunciador representa o resgate de uma importante parte da cultura local que se perdeu com o passar dos anos. “Todos que participam estão de parabéms, em especial à UEFS por estar à frente desse resgate cultural. Revivo aqui no desfile um pouco das micaretas antigas, quando ainda criança via todas essas manifestações em nossas ruas centrais. Foi maravilhoso!”, avaliou Geilson.