Brasil pode ter mais fazendas exportando carnes para a União Europeia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Avançam os entendimentos para que o Brasil tenha mais fazendas habilitadas à exportação de carne bovina para os países da União Europeia (UE), disse hoje (13/07/2010) o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que está chefiando uma missão brasileira em Bruxelas, na Bélgica, para tratar de algumas negociações do setor agropecuário exportador no bloco econômico.

“Há uma disposição de credenciar um numero maior de propriedades, indicado pelo Ministério da Agricultura e que depois poderá ser auditado por eles [União Europeia]”, afirmou o ministro por meio de teleconferência com jornalistas. Atualmente, a UE tem exclusividade na composição da lista de fazendas brasileiras habilitadas a exportar para o bloco. “Isso limitou e dificultou muito nossas exportações”, disse Rossi.

A queda no volume embarcado para a UE vem se recuperando aos poucos desde 2008, quando a União Europeia embargou as importações de carne bovina brasileira por deficiências no sistema de rastreabilidade nacional. O ministro disse que ainda deve levar alguns anos para o país retomar o patamar de vendas de 2007, antes do embargo.

“Atualmente temos apenas 2 mil fazendas habilitadas, um número muito pequeno que precisamos ampliar rapidamente. Mas houve por parte da União Europeia essa abertura para indicarmos mais propriedades, com eles tendo o direito de inspecionar a qualquer momento”, afirmou.

Rossi disse que ainda existe algum preconceito em relação à carne brasileira. “Há uma desinformação grande e isso gerou preocupação no consumidor europeu em relação à carne e outros produtos vindos do Brasil. Introduziram algumas questões ambientais como se o Brasil tivesse fazendo uma agricultura de destruição da floresta”.

Segundo o ministro, a desmistificação dessas informações preconceituosas está sendo trabalhada diretamente pelo Ministério da Agricultura entre os comissários do bloco europeu.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120609 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.