Confira a coluna de Antônio Larangeira de 12 de julho de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Bem na avaliação Ideb

O Centro de Educação Básica (CEB) da Universidade Estadual de Feira de Santana obteve um dos melhores desempenhos da Bahia no resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2009). O índice do ensino fundamental inicial (4ª série ou 5º ano) foi de 5,9 e do ensino fundamental final (8ª série ou 9º ano) foi 5,5. Os dois índices estão a um passo de alcançar a meta estabelecida para 2022. O Plano de Desenvolvimento da Educação prevê que até lá o índice nacional atinja a média 6, o que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. O Centro de Educação Básica da Uefs obteve melhor índice do Ideb entre as escolas municipais e estaduais de Feira de Santana. O índice alcançado supera também a média nacional de 4,6 para a primeira fase do ensino fundamental e a média 4,0 para os anos finais do ensino fundamental.

Vai começar Liquida Feira

A campanha promocional Liquida Feira 2010 que é empreendida anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas, começa na próxima semana. A sua novidade este ano é o sorteio de 3 carros 0 km exclusivos para o comércio de Feira de Santana. Segundo a assessora de Comunicação da CDL, Carla Matos, a campanha deste ano também contará com ações de animação no comércio.

Com a palavra…

A Fundação Casa de Jorge Amado recebe, amanhã, às 17h, o poeta mineiro Wilmar Silva, no projeto Com a Palavra o Escritor. O objetivo é aproximar o público do seu trabalho, estimulando o intercâmbio de ideias e experiências. O escritor será apresentado por Rita Santana. Em seguida, fará comentários e responderá perguntas sobre a sua trajetória. Wilmar Silva nasceu em Rio Paranaíba, Minas Gerais, em 1965. Escreveu oito livros de poesia: Çeiva (Brasil, 1997), ANU (Brasil, 2001), Arranjos de Pássaros e Flores (Brasil, 2002), Cachaprego (Brasil, 2004), Yguarani (Portugal, 2009), Lágrimas en el Lago de Púrpura (Argentina, 2009), Silvaredo (Brasil, 2010), Astillas en el Lago Púrpura (República Dominicana, 2010). Organizou as antologias O achamento de Portugal (2005) e Terças Poéticas: jardins internos (2006), além da contraantologia Portuguesia (2009), livro-dvd com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Brasil.

Giro

Anna Paulla filha de Ana Cristina e Paulo Cézar Castro, comemorará os seus 15 anos, com uma festa dia 17 de julho, ás 22 horas, no Cerimonial Villa São José, no Cabula, Salvador, preparada com todo carinho por seus pais, que reunirá a familia e amigos.

Maria Carolina Tavares Cohim comemorou o seu aniversário, quarta-feira ultima, com um almoço em familia em sua bonita casa em Patamares,Salvador, recebendo ao lado do marido José Hamiltom Cohim e de seu filho Hamiltinho, e de sua mãe Laura Tavares.

Circuito

Salvador é a capital nacional das artes plásticas desde sábado, com a realização da quarta edição do Circuito das Artes. Neste evento, cerca de cem artistas consagrados e iniciantes estão expondo seus trabalhos – pinturas, esculturas, desenho, gravuras, cerâmica, fotografia – em pequenos formatos em dez espaços: Galeria ACBEU, Goethe-Institut (ICBA), Palácio da Aclamação, Palacete das Artes, Sala de Arte do Museu Geológico, Sala de Arte do MAM, Aliança Francesa, MAB, Museu Carlos Costa Pinto e Escola de Belas Artes da UFBa. A abertura ocorreu sábado, às 16 horas, simultaneamente em todos os espaços. O Circuito das Artes representa um painel do que acontece nas artes plásticas da Bahia e pretende incentivar o mercado de arte. A realização é da Galeria ACBEU. Quem assina a coordenação geral do Circuito é Eneida Sanches e a curadoria é de Rita Camara.

Troféu

O GLICH – Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual, que criou, em 2004, o Troféu Cidadania Luiz Mott, que objetiva premiar e reconhecer posturas ou ações afirmativas relativas à atuação do Glich, deverá laurear dia 24 próximo no teatro do CDL, nomes que tem contribuído para a causa GLS. Desde a criação, o troféu já foi entregue a figuras como: David Brasil, Jean Wyllys, Ex-Sargento Fernando, Ana Fadigas, Clovis Casimiro (Tam), Carla Cristina (Cantora), Luciano Lupo (Mister Gay 2007), Augusto Rossi (Revista Junior), Valdeck Almeida (jornalista), vereadores Angelo Almeida ( pela apresentação da proposta sobre a frente parlamentar LGBT municipal) e Getulio Barbosa (pelo projeto de lei que garante benefícios previdenciários a servidores homossexuais).

 Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Fale com Antônio José Laraneiras: [email protected]

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]