Ban Ki-moon pede moderação entre Venezuela e Colômbia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Secretário-Geral da ONU diz que situação entre os dois países deve ser resolvida de forma pacífica; Venezuela quebrou relações diplomáticas com Colômbia, após acusações de que abriga guerrilheiros no país.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, voltou a pedir para que a Colômbia e a Venezuela resolvam as diferenças através do diálogo, após notícias de que os venezuelanos quebraram relações diplomáticas com o país vizinho.

Em nota na noite de quinta-feira, Ban também pediu moderação entre as partes envolvidas para que a situação possa ser resolvida de forma pacífica.

Escolha

Em declaração no início da semana, o Secretário-Geral da ONU já havia oferecido apoio das Nações Unidas às duas nações.

Segundo agências de notícias, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ordenou que diplomatas colombianos deixem o país até domingo.

Ele teria afirmado que não teve escolha após a Colômbia acusar a Venezuela de abrigar guerrilhas armadas. Os venezuelanos negam. Chavez teria determinado ainda alerta máximo na fronteira com o território colombiano.

Ainda de acordo com as agências, o anúncio de Hugo Chavez foi feito após encontro da Organização dos Estados Americanos, OEA, em Washington, onde a Colômbia apresentou vídeos, mapas e fotos para sustentar a acusação de que guerrilheiros mantem bases na Venezuela.

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.