Bahia Tecnologia SSA Copa Digital 2014 reúne Reunindo representantes de todas as cidades-sede dos jogos da Copa

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Os preparativos tecnológicos para a Copa 2014 começam com a realização do “Bahia Tecnologia SSA Copa Digital 2014” a partir desta quarta-feira (21/07/2010), no Catussaba Resort Hotel. Reunindo representantes de todas as cidades-sede dos jogos da Copa 2014, da FIFA e das companhias federal, estaduais e municipais de processamento de dados, além de empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o evento será aberto às 14 horas em cerimônia que contará com a presença do governador Jaques Wagner e do prefeito de Salvador João Henrique.

O “Bahia Tecnologia SSA Copa Digital 2014” é uma realização da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), as secretarias estaduais Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (SECOPA), de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e do Escritório da Copa da Prefeitura Municipal de Salvador.

Para o presidente da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Nailton Lantyer Filho, o evento é a primeira articulação entre as três esferas de governo, representações das áreas de ensino, pesquisa e financiamento de projetos tecnológicos, além de representantes de empresas privadas do ramos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). “O objetivo é articular as ações de TIC necessárias à realização da Copa do Mundo 2014. O foco será na aplicabilidade das inovações para a Copa”, diz.

Depois da solenidade de abertura, nesta quarta-feira, um representante da Fifa fará a primeira conferência, que será sucedida pelo painel “Copa do Mundo de 2014: Planos e Ações do Governo Federal”. Na mesa de debates, o secretário executivo de futebol do Ministério dos Esportes, Alcino Rocha, o secretário de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, e o presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Na quinta-feira (22/07), a programação continua a partir das nove horas com painéis e palestras. Pela manhã, estará em discussão a “Experiência da Copa 2010 e critérios da Fifa para 2014 (infraestrutura de TIC)”. Depois haverá a palestra “Obras do estádio da Fonte Nova e entorno – apresentação do projeto e demandas tecnológicas”, com o diretor do consórcio Odebrecht/OAS, Marcos Lessa. À tarde, temas como inovação, financiamento, redes sociais e relacionamento com o cidadão estarão em debate.

Na sexta-feira (23/07), às nove horas, a programação se inicia com o painel “Soluções para as Cidades e Arenas da Copa 2014”. Na sequência dos debates e palestras, estarão na pauta temas como “Experiência de TIC em Copas do Mundo”, “Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos para a Copa” e “Perspectivas e Propostas das Empresas de TIC Brasileiras”.

Sobre Carlos Augusto 9521 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).