Apresentado projeto conceitual para ordenamento do calçadão da Sales Barbosa

Projeto conceitual para ordenamento do calçadão da Sales Barbosa.
Projeto conceitual para ordenamento do calçadão da Sales Barbosa.
Projeto conceitual para ordenamento do calçadão da Sales Barbosa.
Projeto conceitual para ordenamento do calçadão da Sales Barbosa.

Um projeto conceitual para ordenamento do calçadão da rua Sales Barbosa, harmonizando o os interesses de comerciantes e camelôs, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (07/07/2010), pela Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

A iniciativa vai resultar num projeto a ser elaborado pela Prefeitura de Feira de Santana, a partir da consulta de comerciantes e ambulantes, até o final deste ano. A partir daí, conforme ressaltou o prefeito Tarcízio Pimenta, o foco dos trabalhos será a busca de parcerias visando a captação de recursos para execução do projeto, em data ainda não definida. A previsão, entretanto, é de que a viabilidade somente seja possível a partir do primeiro semestre do próximo ano.

Os investimentos, conforme o presidente da CDL, Alfredo Falcão, deverão resultar em mais conforto e segurança ao local a partir do ordenamento dos vendedores ambulantes. Ele ressaltou ainda que o projeto visa harmonizar os comércio formal e o informal, de forma a proporcionar benefícios para os dois segmentos.

O presidente da Associação Comercial, Armando Sampaio, observou que a decisão final para o desenvolvimento do projeto será do Governo Municipal. “Neste projeto não existe interesse conflitante entre os interesses dos comerciantes e dos camelôs porque entendemos que os ambulantes são pequenos comerciantes. A decisão para execução do projeto é do Governo Municipal e deve ser discutida entre todos nós”, frisou.

Com a nova formatação do ordenamento do calçadão da rua Sales Barbosa, a proposta do setor comercial também prevê a possibilidade do projeto ser estendido à praça Bernardino Bahia. Neste local poderá, conforme o projeto, ser criado um novo calçadão em uma lateral, possibilitando a relocação de alguns camelôs, inclusive de outras localidades do centro comercial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Justiniano França, ressaltou a preocupação do Governo Municipal em promover a elaboração de um projeto para ordenamento do centro comercial. “Na Sales Barbosa, a gente conversa com comerciantes e dizem que a situação não está boa. Conversamos com camelôs e também dizem que não está bom. E o mesmo dizem os clientes”, afirmou, ao defender a adoção das intervenções.

O presidente do Sindicato dos Ambulantes, Robson Leite, afirmou que os ambulantes sempre estiveram abertos ao diálogo. “Estamos sempre abertos a negociar. As entidades dos comerciantes estão chamando para dialogar, o que não aconteceu antes. Vamos consultar a nossa categoria para tomar qualquer decisão. Mas o projeto é interessante porque contempla todos os setores”, frisou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.