Apenas uma análise informativa | Por Lilia Bergemann

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Lá estava eu, esperando o sinal abrir, quando passei a prestar atenção no programa do rádio, ligado sem sequer escolher a sintonia. Era um programa, informativo, que naquele instante entrevistava uma profissional de saúde bucal, se não me falha a memória, Drª Cristina, desculpas a ela e a todos os que ouviram o programa e neste instante lêem estas palavras, se errei o nome.

Falava-se na ocasião, da saúde dos dentes, problema grave da grande maioria de nossa população, não só local, mas nacional. Poucos são aqueles que se preocupam e podem cuidar corretamente de sua boca, leia-se ai, dentição. Primeiro pela falta de informação segura, depois pela falta de acompanhamento profissional, já que neste país, se paga tanto imposto para nada. Saúde pública é fantasia de criança, mimada, já que a maioria de nossas crianças, sequer sonham e quando o fazem, querem mesmo é sair da pobreza, morar melhor, consumir grife, que para eles parece ser a realização, mas voltemos ao assunto de saúde bucal e do programa já mencionado.

A doutora foi interpelada por uma ouvinte, que queria saber se a escovação matinal deve ocorrer antes ou depois da alimentação, já que no nosso tempo, coisa de 40, 50 anos atrás, o correto era escovar ao levantar para só então se tomar à refeição matinal. Não fiquei surpresa com a resposta, de que o correto é a escovação pós-alimentação, já que fui orientada por um endocrinologista a incorporar tal procedimento ao meu cotidiano, vez que as bactérias existentes em nossa boca, principalmente ao acordarmos, possuem uma função especifica no combate à glicemia.

Segundo o profissional, especialista em diabetes, estas bactérias auxiliam nosso organismo a quebrar os açucares consumidos na alimentação matinal, combatendo o ganho de peso e aumento da glicemia. A doutora foi bem modesta ao afirmar que desconhecia malefícios provenientes da falta de escovação antes da alimentação e se desculpando se por acaso estivesse dando uma informação incorreta. Parabéns! Em nossa atual sociedade, quando cada um quer ser melhor que o outro, sua modéstia foi digna de um grande profissional. A escovação é fundamental no pós-alimentação e no mínimo três vezes ao dia, inclusive após a última refeição, seja ela o que for.

Vamos divulgar estes pequenos cuidados que podem melhorar, e muito, a saúde de nossa população. Escova, pasta e água são elementos necessários e indispensáveis. Que nossas políticas públicas, se é que existem, comecem a puxar este carro chefe da saúde. Nossa boca, estomago, coração entre outros órgãos agradecem.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.