Agricultores familiares do município de Tancredo Neves ganham laboratório para análise do solo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Um laboratório de análise do solo é a nova ferramenta dos agricultores familiares da cidade de Presidente Tancredo Neves para aumentar a produção. O novo serviço foi instalado no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), na zona rural do município, onde foi inaugurado neste sábado (17/07/2010) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Monteiro.

O investimento de R$ 329 mil, feito pelo Governo do Estado, equipou o laboratório com máquinas que permitem conhecer em detalhes as características de qualquer terreno e, também, a qualidade da água disponível. Segundo o secretário, a iniciativa beneficia pequenos produtores de pelo menos cinco municípios da região.

“Queremos que cada território de identidade tenha independência na sua produção. Aqui, será possível fazer a análise sem precisar ir longe, nem esperar muito. Isso proporcionará um ganho na produtividade local”, afirmou Monteiro.

O técnico em laboratórios Tibúrcio Neto explica que a análise do solo “mostra exatamente qual o melhor adubo e que quantidade deve ser aplicada. Com a dose certa, o aumento da safra é garantido. Uma dose errada pode até comprometer. É como levar uma pessoa ao médico para saber como está a saúde e que remédio ela deve tomar”.

Capacitação

O CVTT, onde fica o laboratório, é um centro de formação em técnica agrícola associada ao Ensino Médio, financiado pela Fundação Odebrecht. O espaço possui salas de aulas, auditório, alojamento e, agora, o laboratório equipado pelo Governo do Estado para que jovens da região sejam capacitados e aumentem a produção. Nesta fase, 90 estudantes vão participar das atividades.

Faltando pouco tempo para concluir a formação, o aluno do CVTT, Arisson Neto, já aplica o que aprendeu na roça da família. No último ano a produção subiu de 10 para 25 toneladas de mandioca. “Quando cheguei com as novidades, todos me olharam desconfiados. Eles aprenderam a vida inteira a fazer de uma forma e eu dizia que podia ser melhor. Hoje todos reconhecem os avanços que estamos conseguindo”, comemorou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]