Agências bancárias de Feira têm prazo para se adequarem à lei dos 15 minutos. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Prazo para adequação de agências bancárias até 7 de agosto de 2010

O prazo para as agências bancárias de Feira de Santana se adequarem à Lei dos 15 minutos encerra no dia 7 de agosto. A pena para o descumprimento é a interdição de funcionamento. A informação é do diretor da Coordenadoria Municipal da Defesa do Consumidor (Comdecon), Kelton Arapiraca.

O órgão está formalizando encontros para a assinatura de Termo de Compromisso nesta quinta-feira (22), na sexta-feira (23), na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), dias em que ocorrerão reuniões com superintendentes das agências.

“Estamos tentando um acordo com as agências. O primeiro passo é educativo e depois, se necessário, sancionatório”, destaca Kelton Arapiraca. O acordo que está sendo formalizado atende às recomendações do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado da Bahia.

A recomendação é para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC Bank Brasil, Unibanco, Banco Mercantil do Brasil e Santander realizem atendimento de acordo com o prazo estipulado. Os órgãos também recomendam que todo atendimento aos usuários seja feito mediante a entrega de senha, na qual deve constar o horário de chegada e o horário de atendimento.

Além disso, existe a recomendação para que seja oferecido aos clientes serviços que proporcionem conforto e comodidade durante sua permanência na agência, a exemplo de cadeiras, bebedouros e banheiros, inclusive acessíveis a deficientes físicos.

Kelton Arapiraca conta que visitou informalmente algumas agências para o primeiro contato após a reunião ocorrida no dia 7 deste mês de julho. “Com essas idas posso apurar as falhas e fazer um levantamento para que sejam tomadas as providências cabíveis”, afirma.

Fórum Micareta de Feira inicia

Aspectos econômicos, culturais, contratação de atrações, circuito, data, exposição de camarotes e turismo. Estes são os principais temas a serem levantados no Fórum Micareta de Feira, que acontece nesta quinta-feira (22) e na sexta-feira (23), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro.

A realização da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, tem início às 20 horas, com palestra do presidente da empresa Destak, responsável pela organização do Carnatal, Roberto Fernandes. No dia seguinte, a responsável pela profissionalização do Carnaval de Salvador, Eliana Dumet, vai proferir palestra das 8h30 às 10h30.

Após as palestras, os convidados vão compor três grupos de estudo em três salas diferentes com discussões específicas sobre determinados temas. As ideias levantadas serão compiladas e encaminhadas para o prefeito Tarcízio Pimenta logo em seguida.

Participam do fórum associações do comércio, de blocos e trios, de bares, restaurantes e hotéis, de barraqueiros, comércio informal, sindicatos do comércio e dos comerciários, grupos e entidades civis, além de todos que tiverem interesse na festa.

“Entendemos que a Micareta é o principal produto de Feira de Santana e que dá visibilidade ao município. É preciso que todos os segmentos interessados participem do evento, levem seus pontos de vista e a gente tenha um evento profissionalizado”, ressalta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur Andrade.

O secretário adiantou que quanto às atrações da festa, uma das sugestões é anunciá-las durante o Carnaval de Salvador, despertando a curiosidade dos turistas que visitam a capital. “A gente sabe que 99% das atrações que tocam no Carnaval vêm tocar em Feira de Santana”, observa.
Candidatos de seleção têm entrevistas

Comparecimento deve ser com documento com foto

Os candidatos convocados para a segunda etapa da Seleção Pública Simplificada da Prefeitura de Feira de Santana deverão comparecer no horário de escalonamento previsto acompanhados de documento de identificação oficial com foto.

Trezentos professores serão entrevistados nesta quinta-feira (22) e na sexta-feira (23) para as áreas de Ciências, História e Geografia, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia. As entrevistas vão ocorrer na Secretaria de Educação, situada na rua Geminiano Costa, Edifício Empresarial Dona Flor, salas 207 e 208.

Conforme cronograma, na quinta-feira das 8h30 às 12 horas, as entrevistas serão com os candidatos dos cursos de Pedagogia (A – D) e História e Geografia (A – Z). À tarde, das 14 horas às 17h30, candidatos dos cursos de Pedagogia (E – J) e Licenciatura em Letras (A – Z).

Na sexta-feira, das 8h30 às 12 horas serão entrevistados os candidatos de Pedagogia (K – P) e Matemática (A – Z). À tarde, das 14 horas às 17h30, serão entrevistados os candidatos de Pedagogia (R – Z) e Ciências (A – Z).

No sábado (17), a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Administração e Secretaria de Educação, publicou edital de convocação. De acordo com a publicação, estão sendo convocados 10 candidatos para a disciplina Ciências; 10 para História e Geografia; 20 para Letras; 20 para Matemática e outros 240 para Pedagogia.

Praça do Bem-Te-Vi usufruida

Os moradores do Bem-Te-Vi já estão usufruindo da praça que foi totalmente recuperada pela Prefeitura de Feira de Santana, antes mesmo de acontecer a inauguração do equipamento pelo prefeito Tarcízio Pimenta. A nova opção de lazer e entretenimento satisfaz não apenas as crianças, que se divertem no parquinho durante todo o dia, mas também os adultos.

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro, Guiomar de Oliveira Santos, 77 anos, a intervenção na praça foi um presente para todos que residem no local. “Estamos bastante felizes. A praça embeleza nosso bairro, vamos conservar essa beleza e manter o verde do jardim”, comenta, acrescentando que “é necessário estarmos sempre atentos, para assim zelarmos do bem que conquistamos”.

Além de desfrutar da mais nova opção de lazer, os moradores do Bem-Te-Vi dispõem também de Internet de banda larga gratuita, disponível pelo programa Feira Cidade Digital. A novidade deixou contentes principalmente aqueles que precisavam desembolsar valores entre R$ 40 a R$ 50 para ter acesso a “Internet compartilhada”, como é o caso de comerciante Elias Ferreira de Souza, 59 anos.

Ele assegura que fez o teste e gostou do resultado. “Eu e meus filhos já testamos o sinal, aprovamos a velocidade da Internet e agora temos acesso à rede gratuitamente. Isso vai nos trazer uma boa economia”, comemora.

O ponto de ônibus localizado nas margens da rodovia, próximo à praça, está recebendo cobertura e assento. Para evitar acidentes e vitimar crianças, o ponto de ônibus foi relocado para frente de uma oficina, distante cerca de 10 metros da praça.
Classificados em festival reunidos

Definição do cronograma de ensaios para Festival Gospel

Os 30 selecionados para a segunda etapa do Festival de Música Gospel 2010, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, participaram de reunião na terça-feira (20), no Teatro Ângela Oliveira.

Na ocasião foram definidos o cronograma de ensaios e das apresentações musicais que acontecerão nos dias 21 e 22 de agosto, quando serão escolhidos os 12 finalistas do Festival Gospel.

Para os participantes do Festival, que está em sua terceira edição, a manutenção da iniciativa é muito válida para a divulgação da música gospel feita por artistas da terra. “É uma oportunidade importante para divulgar nosso trabalho e também uma forma de agradecer a Deus pela vida que ele nos deu”, diz a cantora Taty Moura, que teve sua canção “Minha História” entre as 30 selecionadas.

Eliel de Almeida, que toca violão e faz parte da banda que vai acompanhar o cantor e compositor Edvan da Silva, autor da música “Agradecer a Deus”, também faz uma avaliação positiva do Festival. “É uma iniciativa muito boa, porque a gente pode propagar as transformações que Deus fez em nossas vidas. Cada um de nós tem sua própria história e a música é uma boa maneira de contá-la”, diz.

Uma das revelações desta terceira edição do Festival é Rebeca Garcia Pereira dos Santos, que vai cantar a música “Se Tua Graça”, composta por Marcelo Lima de Andrade. Ela tem apenas 12 anos de idade e quer seguir a carreira de artista. “Estou participando mais pela oportunidade de cantar do que pelos prêmios, porque eu quero ser cantora”, afirmou com segurança.

Para Luluda Barreto, diretora do Departamento de Cultura da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, “quem mais ganha esta realização é a cidade de Feira de Santana. Queremos incentivar e descobrir novos talentos musicais que muitas vezes estão adormecidos ou não têm a oportunidade e o apoio de mostrar o seu trabalho”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108763 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]