A Lei Orçamentária Anual (LOA) começa a ser discutida nesta semana. Confira esta e outras notícias da administração de Tarcízio Pimenta

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Discussão da LOA começa nos distritos

A Lei Orçamentária Anual (LOA) começa a ser discutida nesta semana. A Secretaria de Planejamento está convidando a comunidade dos distritos de Feira de Santana para participar das primeiras audiências públicas a partir desta quarta-feira (28/07/2010).

A primeira audiência acontece no distrito de Bonfim de Feira, às 9 horas, na Escola Cupertino Lacerda. No distrito Governador João Durval Carneiro, o encontro ocorrerá às 15 horas na Creche Maria de Lourdes Almeida Machado, também nesta quarta-feira. Na quinta-feira (29), outras audiências públicas acontecem nos distritos de Jaguara e Maria Quitéria, respectivamente na Casa da Prefeitura e na sede da Guarda Mirim, às 9 e 15 horas.

Na sexta-feira (30), a discussão da Lei Orçamentária Anual acontecerá nos distritos de Matinha e Tiquaruçu. No primeiro, a audiência acontecerá às 9 horas na sede do Posto Policial e, no segundo distrito, o encontro será no Centro de Desenvolvimento Comunitário José Gregório, às 15 horas.

As próximas audiências públicas ocorrerão na segunda-feira (2 de agosto) e na terça-feira (3), com as audiências sendo realizadas na sede do município, nas Regiões Administrativas I, II e III. O encontro acontecerá às 8h30 no auditório da Secretaria de Saúde. Às 14h30, a vez das Regiões Administrativas IV e V discutirem a LOA no mesmo local.

O último dia de audiências públicas nos distritos será terça-feira (3). Os encontros vão acontecer às 9 e 15 horas nos distritos de Humildes e Jaíba, respectivamente. No primeiro distrito, a reunião acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Humildes. No outro, a audiência acontecerá na Associação Rural Comunitária.

USF da Matinha e Alecrim Miúdo com atraso

As Unidades de Saúde da Família (USF) do distrito da Matinha e do povoado de Alecrim Miúdo irão abrir mais tarde nesta terça-feira (27/07/2010). O atraso é por conta do veículo que leva os profissionais de saúde de Feira de Santana até as unidades estar com dificuldades na estrada, que foi danificada pelas chuvas que caem no município.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Daniela Caribé, “a população não será prejudicada, pois outro veículo está sendo providenciado para que os profissionais de saúde cheguem até os PSF’s e atendam a comunidade normalmente”.

Manutenção no Parque da Lagoa

O Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na Galileéia, passa por manutenção sua na área verde nesta semana. Para isso, funcionários de empresa de serviços técnicos e operacionais realizam o corte da grama, tudo para deixar o local mais aprazível.

De acordo com o operário Moisés Moreira, o fato de o trabalho ser desenvolvido não impede os moradores dos bairros próximos praticarem suas atividades esportivas e de lazer.

A moradora do bairro Baraúnas, Elizabete Lima Ferreira, disse que todos os dias, praticamente, leva o filho para brincar na área de lazer do Parque da Lagoa.

“Infelizmente, por conta dos afazeres domésticos às vezes fica difícil, mas a área é muito interessante para as crianças. Só assim, elas saem da frente da televisão”, destaca.

Aberto diariamente, das 4 às 21 horas, exceto em dias de segunda-feira, o Parque da Lagoa vem sendo bastante utilizado pelos feirenses para prática de atividades físicas. No equipamento é proibido acesso de animais, motocicletas e bicicletas, para evitar transtornos e acidentes.

Gerador eólico do Feira Cidade Digital

O gerador eólico que visa permitir melhor funcionamento da Internet banda larga com sinal gratuito nos distritos de Feira de Santana já se encontra em Feira de Santana. O equipamento será instalado na Serra de São José, no distrito de Maria Quitéria, com o intuito de aumentar a demanda de energia.

O serviço é oferecido através do programa Feira Cidade Digital implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Segundo o analista de sistemas Ulisses Bezerra é necessário que o gerador eólico seja instalado durante um dia de sol, pois os técnicos deverão subir a serra e, como o tempo está chuvoso, nesses dias a subida se tornará ainda mais difícil.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal , César Orrico, a Internet ainda não está funcionando plenamente porque é preciso adaptar o cata-vento à antena para que o equipamento carregue as baterias em tempo nublado, já que o objeto é um dispositivo utilizado para aproveitar a energia dos ventos a fim de produzir trabalho.

Com o serviço, moradores da zona rural passam a ter acesso ao mundo globalizado da informática e, conseqüentemente, ao conhecimento. A antena possui oito metros de comprimento e conta com uma velocidade de 200 kbytes por pessoa.

Samu tem protocolo para atendimento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem suas especificações de funcionalidade e assistência pautadas através de protocolo e técnicas operacionais de urgência e emergência. O atendimento de urgência é feito em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

A Central de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento, cujo socorro é prestado após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde, designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro, os quais mantem contato com hospitais públicos e reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

O serviço realiza apenas atendimentos nas áreas de urgência e emergência, isto é, de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental. Mais de 37 mil solicitações foram feitas pela população de janeiro a junho deste ano.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113684 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]