Venezuela decreta intervenção do Banco Federal por falta de liquidez

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – O ministro de Estado para Bancos Públicos da Venezuela, Humberto Ortega Díaz, anunciou hoje (14/06/2010) a intervenção do Banco Federal por até 60 dias. A instituição de médio porte tem como um dos principais acionistas um diretor da TV Globovisión – empresa de comunicação que faz oposição ao governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez. As informações são da imprensa oficial da Venezuela, Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

Com esta decisão, estão suspensas todas as operações bancárias da instituição até que se defina se haverá a liquidação do banco. Em 2008, Chávez anunciou a nacionalização do Banco da Venezuela, um dos maiores do país. Anteriormente, em 2007, foram nacionalizadas companhias de telecomunicações e energia venezuelanas.

De acordo com a Superintendência de Bancos e Outras Instituições Financeiras (Sudeban), o Banco Federal será submetido à intervenção da União por descumprir as instruções estabelecidas pelo órgão de fiscalização. Inspetores vão analisar a situação financeira e jurídica da instituição durante dois meses de atividades.

Ortega Díaz afirmou que depois de inspeções conduzidas pela Sudeban, foi constatado que o Banco Federal apresentou uma série de pendências. O ministro disse no aumento de capital social da instituição, houve déficit de solvência do saldo da reserva legal mínima exigida pelo Banco Central da Venezuela (BCV) e elevação dos ativos líquidos.

“Tendo em conta a manutenção da situação econômica e financeira [do Banco Federal] e a relutância [da direção da instituição] em abordar a liquidez e a partir do levantamento das ações administrativas, houve a decisão [pela intervenção]”, disse o ministro.

*Com informação da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]