Unesco condena assassinato de jornalista turco

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Segundo agência da ONU, ele estava à bordo do navio interceptado por militares israelenses que seguia para Gaza em 1 de junho de 2010; Bokova pediu para que os fatos sobre o assassinato do jornalista durante o incidente sejam esclarecidos.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, condenou o assassinato do jornalista turco Cevdet Kılıçlar.

Segundo nota da agência da ONU desta segunda-feira, ele estava à bordo do navio interceptado por militares israelenses que seguia para Gaza em 1 de junho. Um cinegrafista da Indonésia também ficou ferido.

Fatos

Segundo agências de notícias, a ação de Israel resultou em pelo menos 10 mortes. Bokova pediu para que os fatos sobre o assassinato do jornalista durante o incidente sejam esclarecidos.

Ela pediu ainda respeito pelos direitos da mídia na cobertura da situação em Gaza e lembrou que as autoridades tem responsabilidade de permitir que jornalistas exerçam a profissão.

Irina Bokova citou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prevê liberdade de expressão e outros acordos internacionais sobre o status de jornalistas em zonas de conflito.

A diretora-geral da agência da ONU ressaltou que a liberdade de expressão e o acesso à informação são essenciais se a paz, a democracia e o Estado de Direito tiverem uma chance em Gaza.

*Com informaçãoda Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111071 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]