UEFS debate Plano Diretor de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Escritório de Engenharia Pública da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realiza, na terça-feira (8/06/2010), das 8h30 às 12h30, no auditório 1 do módulo 1º do campus, uma mesa redonda aberta ao público para debater o Plano Diretor do Município, no que diz respeito à relação entre o novo núcleo industrial e o planejamento urbano.

O coordenador do Eptec, professor Gerinaldo Costa, adverte sobre a necessidade de revisão do Plano Diretor, justificando que o atual, revisado em 1992, não mais atende às necessidades de Feira. Além disso, “o município chega aos meandros da ilegalidade, uma vez que a legislação vigente (Lei 10.257/2001) exige que o Plano seja revisado a cada dez anos”. Feira de Santana foi um dos primeiros municípios do interior do Brasil a ser contemplados com um Plano Diretor – o Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI), elaborado no final da década de 1960, e que antecedeu o atual, implantando há 18 anos.

“Nota-se que o crescimento e o desenvolvimento da cidade vêm ganhando contornos de um acelerado desordenamento, o que caracteriza, num primeiro momento, uma falta de gerenciamento do Plano e ainda uma total defasagem entre o que foi elaborado e a realidade”, afirma Costa.

A mesa redonda tem o objetivo de estabelecer fóruns de debates sobre o desenvolvimento sustentável do município, articular com órgãos e instituições públicas e privadas e com entidades representativas dos movimentos sociais, a disseminação da prática de elaboração coletiva de políticas estruturantes, e contribuir para a elaboração de propostas e sugestões que venham colaborar na atualização do Plano Diretor do Município. A programação está disponível no portal da UEFS, seção Notícias.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.