Souto lança Projeto Soluções em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O candidato ao governo da Bahia pelo Democratas (DEM), Paulo Souto, apresenta, nesta quarta-feira (16/06/2010), às 15h, o “Projeto Soluções – A Bahia como a gente quer”, no auditório da Associação Comercial, em Feira de Santana. Souto, acompanhado do postulante democrata ao Senado Federal, José Ronaldo, deverá se reunir com representantes dos mais variados setores da sociedade. “Queremos conhecer, fora do ambiente emocional da campanha, as necessidades locais para elaborar propostas em concordância com os interesses da população”, explicou.

Empresários, lideranças políticas, entidades de classe e sociedade civil organizada estarão presentes, buscando soluções para os pontos que impedem o crescimento e prejudicam o bem-estar da sociedade feirense. Na pauta do encontro estão questões como segurança pública, saúde, sistema viário, desenvolvimento da indústria e comércio, habitação, infraestrutura, saúde, turismo e geração de emprego e renda.

O Projeto Soluções foi realizado em Ilhéus na semana passada. No Sul do estado, Souto tornou a criticar a passividade do governador Jaques Wagner diante de medidas do Governo Federal que prejudicam a Bahia, como o projeto de concessão para a duplicação da BR-101 Sul. A medida, de acordo com Paulo Souto, contempla a Bahia com apenas 20 quilômetros, prejudicando a economia do estado.

“Deixar de duplicar a BR-101 Sul até o entroncamento da BR-324, passando por Teixeira de Freitas, Eunápolis e região cacaueira, significa a drenagem do fluxo de produtos e mercadorias para fora do estado, em vez de para dentro da Bahia, como nos interessa”. Para o ex-governador, esse é mais um episódio em que o estado é preterido sem que tenha havido uma defesa veemente, por parte do governo estadual, dos interesses baianos.

Em Porto Seguro, local onde o Projeto Soluções foi apresentado no início deste mês, o setor turístico apontou a segurança pública como o principal problema regional enfrentado pela sociedade. Líderes empresariais traçaram um panorama dramático da região, também conhecida como Costa do Descobrimento. “A violência e a criminalidade só têm crescido nos últimos tempos, e não estamos vendo uma reação do atual governo para controlar a situação”, denunciou o empresário Beto Nascimento, do Axé Moi.

O Sindicato dos Hotéis do Extremo Sul (Sindhesul), através dos seus representantes, assinalaram a necessidade de implantar um sistema de videomonitoramento na cidade para suprir a carência policial. O ex-secretário de turismo de Porto Seguro, Paulo César, acha inaceitável que uma região com tanto apelo turístico nacional e internacional tenha o batalhão com o menor efetivo de policiais da Bahia.
A ampliação da jornada de trabalho e o pagamento de horas-extras aos policiais foi uma medida emergencial apresentada pelo ex-governador, Paulo Souto, visando aprimorar a capacidade operacional da polícia militar.

O Projeto Soluções também passou por Teixeira de Freitas, onde Souto propôs a criação de um órgão administrativo específico para o Extremo Sul, visando facilitar o diálogo da região com o governo estadual. A iniciativa representaria importante passo no sentido de acelerar a concretização de projetos necessários para estimular o desenvolvimento da região.

“O Extremo Sul deu provas seguidas da sua capacidade de trabalhar e progredir. Estou absolutamente convencido da necessidade de criarmos uma espécie de administração regional aqui, como uma instância do governo capaz de facilitar a interlocução da região com o Estado”, destacou Souto.
A necessidade da construção de novos aeroportos em Barreiras, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus foi outra importante demanda constatada a partir desses encontros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]