Senado aprova projeto do Fundo Social com regime de partilha

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Depois de 11 horas de discussão, os senadores aprovaram há pouco o texto base do projeto que cria o Fundo Social do Brasil por 38 votos a 31 e 1 abstenção. O Fundo Social será capitalizado com os recursos que a União receberá pela venda do petróleo do pré-sal. Ele será usado para financiar sete áreas exclusivas (educação, Previdência Social, combate a pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e ciência e tecnologia).

O projeto prevê que inicialmente o governo possa usar parte do capital que entrar no fundo para financiar os projetos nessas áreas, mas, depois, só o rendimento das aplicações desse capital poderá ser utilizado. Os senadores avaliam neste momento as emendas apresentadas ao texto, que recebeu substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para incluir o novo regime de partilha de produção do petróleo na mesma lei que cria o Fundo Social.

Entre as emendas apreciadas, está a do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que propõe a divisão igualitária dos royalties do petróleo, segundo critérios do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados. De acordo com a emenda, a União retirará da sua parte nos royalties os recursos para repassar aos estados e municípios produtores a diferença do que eles recebem atualmente no sistema de concessão.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110997 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]