São Pedro de Humildes, Prefeitura e Desenbahia discutem parceria. Confira estas e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Humildes pronto para o São Pedro

O distrito de Humildes já está pronto para os festejos de São Pedro, que começam na noite desta quarta-feira (30/06/2010) e prosseguem até sexta-feira (2 de julho). Durante a abertura, shows com a dupla Bruno & Marrone, pela primeira vez participando da festa no distrito, e também Limão Com Mel.

Este ano os shows programados serão realizados em três palcos distintos, distribuídos em pontos estratégicos para satisfazer a todos os gostos e também ao grande público, já que o São Pedro de Humildes, realizado desde 2001, se consagra como um dos principais eventos do gênero na Bahia.

No segundo dia da festa, quinta-feira (1º de julho)entre as atrações os destaques são Seu Maxixe e Arreio de Ouro, enquanto o encerramento, na sexta-feira, fica por conta de Saia Rodada. Mas pelos palcos também vão passar atrações regionais e o autêntico forró pé de serra.

Para realização dos festejos, a sede do distrito de Humildes foi transformada em um grande “arraiá”. Ganhou iluminação especial com refletores, vias públicas enfeitadas com bandeirolas e barracas de comida e bebida, que este ano estão em número maior, atraídas pela qualidade dos shows.

A festa também contará com esquema especial de transporte coletivo e alterações no sentido de tráfego, visando evitar congestionamentos. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes (SMT) vão estar de plantão durante todo o evento. No local também vão estar funcionando o Ônibus Digital do programa Feira Cidade Digital e o gabinete móvel, onde o prefeito Tarcízio Pimenta e secretários vão despachar.

As intervenções visando a promoção da festa foram inspecionadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (30). “Este ano a festa está mais forte, com melhores atrações, o que resultou também no aumento do número de barraqueiros. E já está tudo pronto para a festa, que só termina na sexta-feira”, destacou.

Prefeitura e Uefs estreitam parceria

A Prefeitura de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão avaliando possibilidades de novas parcerias visando a promoção de eventos, tanto na área cultural quanto educacional. Algumas propostas foram apresentadas ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo reitor da Universidade, José Carlos Barreto, na manhã desta quarta-feira (30).

Dentre as propostas, a promoção do Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, no período de 15 a 21 de agosto, no campus universitário; outro evento marcando o ano da biodiversidade, no mês de outubro; o Festival Literário Cultural com a 3ª Feira do Livro, de 18 a 22 de agosto, na praça João Barbosa de Carvalho; e o desfile do Bando Anunciador, no dia 11 de julho, com palestra sobre o evento na quinta-feira (8).

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a disposição do Governo Municipal estreitar a parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana na promoção de ações voltadas para o incentivo à cultura e também à educação. Destacou os avanços que estão sendo empreendidos nas escolas da rede pública municipal, com a total informatização do sistema a partir do próximo ano.

Durante a audiência, no Paço Municipal Maria Quitéria, também estiveram presentes a diretora do Departamento de Biologia, Iara Crepaldi; assessora de Relações Institucionais da Uefs, Raquel Vale; e os estudantes Tiago Dias, Artur Lucchese e Kallin Sampaio, do Diretório Acadêmico de Biologia.

Kits para moradores de Três Riachos

Oito famílias da localidade Três Riachos, na Pedra do Descanso, receberam kits de material de construção para recuperação dos imóveis danificados durante as chuvas do mês de abril na manhã desta quarta-feira (30).

A lavradora Valdecir do Carmo Souza, 36 anos, conta que com as fortes chuvas as paredes da sua casa racharam e, com o material, será possível recuperar o estrago. “Estávamos precisando muito e não tivemos condições de comprar”, ressalta.

Segundo a vizinha, Luciene de Oliveira, 30 anos, dona de casa, a ajuda é muito importante e chegou na hora certa. “Eu achei que foi ágil. Sempre que chove, a casa fica nessa situação e nunca fomos beneficiados. Por falta de dinheiro ainda não consertamos, mas desta vez vamos poder ajeitar”, frisa.

De acordo com o secretário de Habitação, Magno Felzemburgh, além das famílias da Pedra do Descanso, já foram beneficiadas cinco famílias do distrito de Humildes, cinco do bairro Irmã Dulce e 15 famílias do Aviário. “Próxima semana retornaremos ao bairro Irmã Dulce e ao distrito de Humildes para novas entregas”, afirma.

O secretário destaca ainda que antes da entrega há uma reunião com as famílias para explicar que a entrega do material é fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e o Governo Federal e que o material não pode ser vendido. “Em caso de sobras, pedimos para que eles repassem para um vizinho que também teve prejuízo na moradia e não está na relação de entrega”, acrescenta.

No total, 180 kits serão entregues, mas algumas famílias ainda faltam receber. No bairro Aviário, 35 kits serão entregues; nos bairros Irmã Dulce e Feira X serão entregues 25 kits em cada; no bairro Panorama, 21 famílias serão beneficiadas; no Sítio Matias são 20 famílias; no bairro Feira VII serão entregues 15 kits e no distrito de Humildes serão nove famílias beneficiadas.

Os kits são compostos por cimento, argamassa, barras de ferro, brita, areia, blocos e telhas e foram entregues por uma equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Estratégias de consolidação do Pronasci

Os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) apresentaram estratégias de consolidação do Programa Nacional de Segurança Com Cidadania (Pronasci) em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (30). O encontro foi realizado no auditório João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde.

Fóruns e passeatas que envolvam a sociedade no combate a violência foram algumas das ações sugeridas pelos presentes no encontro. A criação de políticas públicas voltadas para os jovens, comumente envolvidos nos casos de criminalidade, também foi discutida no evento.

O evento teve a participação de representantes da sociedade civil e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. O encontro foi presidido pelo secretário de Prevenção à Violência e Direitos Humanos, Mizael Freitas Santana.

Vacinação em delegacia e no shopping

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, disponibilizou uma equipe para imunizar pessoas na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e no Boulevard Shopping nesta quarta-feira (30).

Pela manhã, das 8 às 12 horas, foram aplicadas vacinas do tipo Influenza Sazonal (gripe comum) e tipo B para idosos acima de 60 anos, e H1N1 para pessoas de 20 a 39 anos e com doenças crônicas na Deam. Durante esta tarde, a equipe vai estar no Boulevard Shopping, das 14 às 17 horas para vacinar a população alvo.

Na manhã desta quinta-feira (1º de julho), os servidores das Secretarias de Educação e de Comunicação Social serão vacinados e, e na segunda-feira (5), será a vez dos funcionários do hipermercado G Barbosa.

Na semana passada, funcionários do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) e servidores da Secretaria de Habitação já foram imunizados.

“Queremos satisfazer a população e a expectativa é que apareça o maior número de pessoas possível”, afirma a técnica de enfermagem, Edneusa Rodrigues.

A vacinação contra as influenzas sazonal e H1N1 serão realizadas pela Secretaria de Saúde até hoje e visa imunizar 80% de cada grupo para os quais as campanhas são voltadas. Também devem ser vacinadas gestantes, pessoas com doenças crônicas, adultos de 20 a 39 anos e profissionais de saúde. As crianças de seis meses a quatro anos fazem parte do público alvo da vacina.

A imunização também acontece nos 83 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fala Cidadão atende pela chuva

O cidadão feirense que deseje comunicar ocorrências resultantes das chuvas em seu bairro e buscar soluções para eventuais problemas pode utilizar o Fala Cidadão, serviço disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana que serve de canal de comunicação entre a comunidade e o Governo Municipal.

Como prevê a agência Climatempo, Feira de Santana terá dias e noites chuvosos por mais um período. De acordo com a coordenadora do serviço, Eliane Araújo, os chamados podem aumentar nesse período, mas ainda não foram registradas solicitações em virtude de possíveis estragos provocados pela chuva. “Os reparos em determinados pontos da cidade são sempre solicitados quando há uma intensa predominância de chuvas”, comenta.

Em dois meses de funcionamento, o Fala Cidadão já registrou cerca de 160 chamadas, atendendo reclamações e solicitações que abordam diversos assuntos, como atraso de ônibus, poluição sonora, pedidos de execução de tapa buraco, retirada de entulho, esgotamento sanitário, instalação e substituição de lâmpadas em postes, limpeza em boca-de-lobo, dentre outros.

Quando o atendimento é finalizado, a solicitação é imediatamente encaminhada por e-mail à Secretaria responsável, que tem o prazo médio de 72 horas para avaliar o problema e dar início à solução. O Fala Cidadão funciona das 7 às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira, através dos telefones 3602-8336 e 3602-8337.

Prefeitura e Desenbahia discutem parceria

A ampliação de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Desenbahia visando a execução de projetos para o desenvolvimento do município foi discutida pelo prefeito Tarcízio Pimenta e diretores da Agência de Fomento do Estado da Bahia, na manhã desta quarta-feira (30), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria.

Na audiência estiveram presentes, o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Marcelo Oliveira, e o gerente de Negócios, Marko Svec. Discutiram as possibilidades de financiamentos para o Município, parcerias já realizadas e futuros projetos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]