Salvador sedia congresso de zoologia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Incorporar a ideia de que, além de ser um local de lazer, os parques zoológicos devem servir de espaços ativos em prol da conservação é o que pretende o 34º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que reúne até a próxima sexta-feira (11/06/2010), no Hotel Pestana, em Salvador, veterinários, biólogos, representantes de instituições de zoológicos e estudantes, com o objetivo de trocar experiências, discutir temas técnicos e estratégias de trabalhos conservacionistas.

Durante toda a semana os participantes do evento, que debate o tema “Zoológico – Ferramenta para a Conservação”, também irão contar com mini-cursos, palestras, simpósios temáticos e de sociedades científicas. Na abertura do evento, na segunda-feira à noite (7), o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacou que os parques devem, sobretudo, ser reconhecidos como um local de pesquisa e conservação de animais silvestres.

“A expectativa é que este congresso seja um momento de troca de experiências e de aprendizado. O objetivo é consolidar o Zoo de Salvador no cenário das grandes instituições conservacionistas que atuam no Brasil”, disse Spengler.
Para o presidente do Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Luiz Pires, este é um evento que permite a troca de conhecimento dos que trabalham com as mais variadas espécies de fauna. “Nesta semana temos a oportunidade de atualizar e discutir a prática de manejo. Agindo dessa forma, os zoológicos cumprem seu papel principal que é a conservação das espécies em cativeiros”.

As estudantes de Medicina Veterinária de Porto Alegre, Clarisse Meira e Rochelle Gorczak, apaixonadas por animais silvestres, pretendem se aperfeiçoar para atuar na área. “Minha vinda aqui é para conhecer a situação dos animais no Norte e Nordeste do país, além de estabelecer contato com profissionais que atuam na área”.

Pesquisa

Na ocasião, o diretor do Zoológico de São Carlos (SP), Fernando Magna, apresentou dados de uma pesquisa sobre o perfil e missão dos zoológicos no Brasil. “Estes resultados servem para que os colegas tenham uma ideia da oferta de trabalho e da responsabilidade socioambiental que tem perante a sociedade.

De acordo com o coordenador do Zoo de Salvador, Gerson Norberto, o congresso conta com 220 participantes, 170 inscritos, e 98 painéis científicos selecionados que serão apresentados. “Nossa expectativa é de criarmos um ambiente onde se fomente todas as linhas de trabalhos desenvolvidas em zoológicos de todo o país”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]